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6 dicas para quem deseja começar a empreender

Segundo dados do último levantamento do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil com o apoio do Sebrae, o país deve atingir uma marca histórica de empreendedorismo em 2020. Ao todo, um em cada quatro brasileiros em idade adulta estará envolvido na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade – o maior patamar dos últimos 20 anos. 

O aumento significativo na taxa de empreendedores iniciais é impulsionado principalmente por pessoas que buscam uma nova fonte de dinheiro e aqueles que perderam o emprego. Mas além de oferecer uma alternativa de renda, ter o próprio negócio oferece inúmeros benefícios, como maior autonomia e independência, horários flexíveis e a possibilidade de criar algo próprio. 

Porém, empreender exige muito planejamento e trabalho duro – e costuma ser um caminho carregado de armadilhas que precisam ser contornadas. Veja a seguir seis dicas para quem está iniciando seu próprio negócio ou quer começar a empreender. 

Encontre a sua grande paixão 

Começar um negócio próprio exige uma boa dose de energia, tempo e dinheiro. A melhor maneira de se manter motivado durante os inevitáveis altos e baixos da vida de empresário é fazer o que realmente se gosta. Não é à toa que as startups de maior sucesso foram fundadas por pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. 

Então, o primeiro passo é encontrar a sua grande paixão. Além de mantê-lo entusiasmado e focado, ela pode servir como uma grande fonte de inspiração para ideias empreendedoras. Melhor ainda, seu conhecimento do assunto e suas experiências pessoais podem ajudá-lo a encontrar um nicho de mercado exclusivo, entender melhor as necessidades de clientes em potencial e oferecer serviços ou produtos mais customizados, entre outras várias vantagens. 

O primeiro passo: obter clientes 

Não espere até ter aberto oficialmente o seu negócio para buscar os primeiros clientes, pois sem eles seu empreendimento possivelmente não sobreviverá. Desde o princípio, procure identificar quais são os locais onde o seu público-alvo costuma passar o tempo – sejam eles lugares físicos ou na internet. De posse dessa informação, aproveite para fazer networking e se conectar com clientes em potencial nas redes sociais, tais como o LinkedIn ou Facebook. Nunca é cedo demais para começar a promover o seu negócio. 

Ofereça incentivos para conquistar mais clientes

As pessoas adoram ganhar coisas grátis. E essa é uma ótima estratégia para se sobressair no mercado e conquistar clientes. Um bom exemplo disso vem da indústria dos jogos. Para se destacar em meio à concorrência, os cassinos online começaram a oferecer um bônus de boas-vindas para novos jogadores. Porém, à medida que o mercado amadureceu, eles precisaram ser mais criativos. 

Hoje, um cassino pode oferecer desde rodadas grátis a prêmios instantâneos, e muitas outras ofertas atrativas. Se sua empresa está em um setor competitivo e precisa se destacar, oferecer alguma coisa de graça pode ser o fator decisivo para direcionar as pessoas para o seu negócio quando elas estão decidindo entre suas opções.

Tenha um foco definido e depois expanda

Uma gigante do comércio eletrônico, a Amazon não começou como a loja que vende de tudo, e sim como uma simples livraria. Ela expandiu lentamente para brinquedos e outros produtos com o passar do tempo. O mesmo é válido para outros tipos de negócios. Sempre comece com um foco bem definido e depois expanda para outras verticais relevantes. 

Ao ter um foco bem definido é mais fácil construir um público fiel que acompanha a sua marca – além de facilitar o marketing de produtos ou serviços, economizando recursos preciosos. Por exemplo, ao abrir uma loja de moda feminina, no começo talvez seja melhor focar apenas em roupas. Mas, eventualmente, poderá expandir para sapatos, joias e acessórios. Ou tomar uma direção diferente e vender também moda masculina e infantil. 

Identifique seus pontos fortes e fracos 

Todo pequeno empresário possui certas habilidades, conhecimentos e experiências que lhe proporcionam uma vantagem competitiva, seja na hora de construir um negócio ou de começar a operá-lo. No entanto, nenhum empreendedor é tão versátil a ponto de saber tudo. 

Embora seja preciso ter muito jogo de cintura, especialmente durante os estágios iniciais do seu negócio, não coloque muito peso sobre si mesmo durante muito tempo nem mergulhe em tarefas altamente especializadas sem treinamento prévio. Identifique seus pontos fortes e fracos para saber onde concentrar melhor sua atenção e não tenha medo de recrutar ajuda quando for preciso. 

Organize-se 

Por fim, para se alcançar o sucesso nos negócios, é preciso muita organização. Uma boa maneira de se organizar é criar uma lista de tarefas com o que precisa ser feito. Isso irá garantir que não esqueça nada importante, assim como ajudá-lo a gerenciar melhor aqueles trabalhos que são essenciais para o sucesso da sua empresa.

 
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