Home Notícias Quentinhas Velhinha de 92 anos expõe artesanatos em feira de Piçarras

Velhinha de 92 anos expõe artesanatos em feira de Piçarras

Feirinha acontece todos os sábados, das 10h às 16h

Sábado é dia de feirinha do Artesanato de Balneário Piçarras. Além de bizolhar as mercadorias produzidas pelas mãos habilidosas dos artesãos, visitar as banquinhas é uma oportunidade única pra conhecer gente que não se deixa abater com a chegada da velhice.
É o caso da dona Ana Malinski Schornobay. Natural de Guaporé (RS), a velhinha de 92 anos reside há 14 na city e é a mais velha expositora da feira de Artesanato. Especialista em crochê, dona Ana é um exemplo de vida. Neta de polacos, já trampou na roça e aos 60 anos de idade teve que se jogar no mercado de trabalho após a morte do marido.
Com sete filhos, 11 netos e quatro bisnetos, dona Ana aprendeu crochê pouco antes dos 60 anos, quando se viu obrigada a trabalhar pra ajudar a manter a família. Ela começou fazendo costuras e depois foi trampar numa firma, com carteira assinada e tudo, quando já estava na terceira idade.
A paixão pelo crochê foi crescendo e ela virou fera em artes manuais. Já fez tapetes, cortinas, panos de prato e chapéus. Aprendeu tudo sozinha, só observando e faz tudo de cabeça. Pra galera que de vez em quando deixa a peteca cair, ela manda um recado: “Cuide de sua saúde e tenha fé em Deus. Peça a ele quando tiver vontade de fazer alguma coisa, e ele te escutará”, aconselha a artesã, que todos os sábados expõe os artesanatos com a filha Rosa Maria Czarnobay, 65. A feira funciona ao lado do ginásio Aurélio Solano de Macedo, das 10h às 16h.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com