Home Notícias Quentinhas Trimania vai ficar mais duas semanas sem ser vendida

Trimania vai ficar mais duas semanas sem ser vendida

Órgão federal mandou parar a venda das cartelinhas por supostas irregularidades na loteria querida pelo povão

Se você é um dos fissurados pela Trimania, nem adianta ficar batendo pernas atrás de um vendedor da popular loteria. A previsão é que demore mais uma ou duas semanas pros talões de apostas poderem ser vendidos novamente.
A Trimania tá suspensa desde 8 de abril. A ordem é da Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão do governo federal que regula e fiscaliza seguros de capitalização e outros produtos de empresas seguradoras, como as loterias.
Além da Invest, dona da Trimania, outras seguradoras também tiveram as atividades proibidas temporariamente. “A suspensão se deu em virtude de irregularidades constatadas na comercialização dos títulos”, diz uma nota oficial da Susep.
Gabriel Voük, da agência de comunicação que produz os programas da Trimania na Santa & Bela, disse ontem ao DIARINHO desconhecer os motivos da suspensão da Trimania. Mas garantiu que a situação está sendo regularizada e até 8 de maio a loteria voltará a ser comercializada. “Se não for dia 8, vai ser dia 15, no máximo”, afirmou.
Procurado pelo DIARINHO para explicar o que levou a Susep a proibir a Trimania, Maurício Athayde, coordenador da comunicação social do órgão federal, disse apenas que a superintendência ainda está preparando um comunicado mais específico para a imprensa.
Questionado sobre o prazo da emissão dessa comunicação, Maurício limitou-se a dizer “o mais breve possível”. A Susep fica no Rio de Janeiro e o DIARINHO levou dois dias para conseguir falar com o coordenador da comunicação.
A reportagem também fez contato por telefone e por e-mail com a Invest. Uma mensagem foi enviada na tarde de quinta-feira para Sibele Taboada, coordenadora de marketing da Invest. Até o finalzinho da tarde de ontem, ela não respondeu aos questionamentos do DIARINHO.
Esta não é a primeira vez que a Trimania é suspensa. Em 2014, a justiça federal considerou que a atividade se tratava de um jogo de azar e caneteou uma liminar mandando parar as vendas. Em 2007, o governo do estado também já não havia dado licença pro produto ser vendido, porque somente o governo federal é quem poderia licenciar a atividade. SS n

Entenda o que é o título de capitalização
Oficialmente, a Trimania é um título de capitalização. A grana do apostador é usada pra fazer mais dinheiro no mercado financeiro. No caso, a Invest seria a operadora da grana e deveria devolver o valor investido pelo cliente na compra da cartela. A bufunfa deveria vir reajustada com o que a Invest conseguiu ganhar, por exemplo, na compra de ações ou outros títulos. Por isso, todo mundo que compra a Trimania, na teoria, pode pegar a grana de volta.
A lei permite, nesse caso, que parte do dinheiro seja usado pra promover sorteios entre os investidores. Investidor, no caso, é você que compra um bilhete de Trimania. Por isso, pra seduzir o povão, a Trimania oferece casas e carros no sorteio.
Ainda pela legislações, as operadoras desse tipo de produto são obrigadas a dar parte da grana do sorteio pra entidades filantrópicas ou sem fins lucrativos.
Aqui na região do Vale do Itajaí, a Trimania dá uma grana pro hospital Santo Antônio, de Blumenau. O valor do repasse não é informado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com