Home Notícias Quentinhas Tem buso grátis nos bairros pra ir e vir da Vila

Tem buso grátis nos bairros pra ir e vir da Vila

Busões circulam das sete às 11 da noite em seis bairros de Itajaí; são movidos a diesel e eletricidade

A Vila da Regata de Itajaí ficou lotada neste final de semana. O feriadão de Páscoa animou quem quis conferir as mais de 20 atrações gratuitas. Mas o ponto forte mesmo foi a chegada dos velejadores, no final da tarde de domingo. Pra levar essa galera até à vila, três ônibus circularam pela cidade para transportar o povão. A carona é gratuita. Os veículos trabalham para as escolas municipais durante o dia e à noite rodam nos bairros: Fazenda, Praia Brava, Cabeçudas, São Vicente, São João e Cordeiros.
Por enquanto circulam dois ônibus híbridos, que são movidos a diesel ou eletricidade, e mais um da empresa Catarinense. O itinerário começa às 19h na frente da Vila e segue para os bairros. Os ônibus saem a cada uma hora da vila e circulam até às 23h.
O povão pode pegar uma carona tanto pra ir quanto pra voltar pra casa. Márcio Grassi, motorista e coordenador do roteiro dos busões, explica que eles só param nos pontos definidos (veja tabela abixo) e não adianta o passageiro querer descer em locais diferentes.
Grassi conta que, apesar de ser gratuito, até domingo apenas um passageiro subiu no ônibus no bairro Cabeçudas. “Os ônibus estão identificados e têm até um roteiro colado nos veículos, mas acho que a população ainda não sabe muito do serviço”, diz.
Os busões também serão usados para transporte de estudantes da rede municipal de ensino. Todos os dias, das14h às 17h, os ônibus farão transporte de alunos das escolas até a Vila da Regata e vice-versa. Cada escola ficou responsável por se inscrever para receber o transporte gratuito. Ao todo, cerca de 500 estudantes por dia serão atendidos pelo serviço.

De olho na sustentabilidade
Os ônibus híbridos da Volvo foram trazidos para a quinta etapa da maior regata de volta ao mundo justamente pela proposta de sustentabilidade. No total são quatro ônibus. O terceiro deve chegar no dia 8 e o quarto começa a rodar a partir do dia 16, quando o bairro Vila Operária entra na rota.
Os veículos híbridos possuem dois motores, um elétrico e outro que funciona a diesel. Na arrancada, ele usa apenas o motor elétrico e anda até 20km/h sem usar combustível. Depois disso, o motor a diesel entra em funcionamento. Os dois motores operam juntos, é muito silencioso.
O veículo consome até 35% a menos de combustível. Isso quer dizer que há a redução de emissão de gás carbônico. Ele também possui 90% a menos de emissão de fumaça preta e outros gases que fazem mal à saúde. No Brasil, existem apenas 37 ônibus híbridos rodando por aí. Trinta fazem o transporte público em Curitiba, cinco estão no parque Nacional do Iguaçu e dois e circulam em Campinas, em São Paulo.

Roteiro das linhas grátis

Linha 03 – São João /
Cordeiros DAS 19H ÀS 23H
Trecho Ponto de Parada
VOR – P1 Volvo Ocean Race
VOR – P 2 Celesc
VOR – P 3 Balsa
VOR – P 4 Praça do Costa
VOR – P 5 Posto Sideraço
P 5 – VOR EEM Prof. Henrique da Silva Fontes

Linha 01 – Fazenda / Cabeçudas DAS 19H ÀS 23H
Trecho Ponto de Parada
VOR – Ponto 1 Volvo Ocean Race
VOR – P 2 EEB Nereu Ramos
VOR – P 3 Ginásio Ivo Silveira
VOR – P 4 R. Delfim M. Pádua Peixoto esq. Carlos D. de Andrade
P 4 – VOR Hotel Marambaia

Linha 02 – São Vicente DAS 19H ÀS 23H
Trecho Ponto de Parada
VOR – P 1 Volvo Ocean Race
VOR – P 2 Centro Educ. Pedro Rizzi
VOR – P 3 Igreja São Vicente
VOR – P 4 Bem Morar
P 4 – VOR CAIC / Supermercado Zoni

Taxistas não curtiram a novidade
Quem não gostou muito da ideia dos ônibus gratuitos foram os taxistas que trabalham no ponto em frente ao Centreventos. O presidente do sindicato dos Taxistas de Itajaí, Luiz Carlos Lapa, afirma que o problema não é ter o transporte pro povão, mas ninguém ter sido comunicado sobre isso. “Fizemos muitas reuniões com a prefeitura e nunca foi falado que teria um ônibus gratuito. Se soubéssemos não teríamos solicitado tantas vagas”, reclama.
Os taxistas tinham solicitado 40 vagas, mas conseguiram licença para 15 carros trabalharem. “Como há ônibus grátis, acho que é vaga demais,” fala.
Os taxistas também acharam o local do ponto de difícil acesso. “Ficamos muito longe do portão principal. As pessoas não nos acham aqui”, diz.
A prefeitura de Itajaí disse ao DIARINHO que não entende que o transporte coletivo gratuito atrapalhe a vida dos taxistas, porque as viagens do ônibus têm horários e destinos fixos.
Quem quer ter o conforto de ir embora a hora que quiser e chegando até a porta de casa, vai ter mesmo que optar pelos carros de praça.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com