Regatona

A Volvo Ocean Race, nesta segunda edição, firmou e afirmou a nossa vocação maior: o mar. Regata que colocou Itajaí nos holofotes do mundo, como um dos maiores polos do esporte náutico. Isso significa geração de negócios e desenvolvimento econômico em todas as áreas. Parabéns a todos que acreditaram, apostaram e trabalharam por essa realidade.

A visita do ministro da Pesca, Hélder Barbalho, a Itajaí atraiu uma pá de políticos durante a visita que o bagrão promoveu à gigante Gomes da Costa. O diretor presidente da GDC Alimentos, Alberto Encinas, comandou o encontro. O presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, o prefeito Jandir Bellini (PP); senador Dario Berger (PMDB); deputados federais, Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP) e o trio de peemedebistas: Rogerio Peninha, Celso Maldaner e Mauro Mariani, entre outros, marcaram presença.

Será que será?
Paulinho Bornhausen (PSB) concedeu entrevista na manhã de sexta-feira ao programa Trânsito Livre da rádio Difusora. Na pauta a pergunta que não quer calar, se pretende ou não ser candidato a prefeito de Itajaí nas eleições do ano que vem. Paulinho saiu pela tangente, apesar da marcação cerrada do trio: Dario Silva, Célio Fóes e Zélio Prado.

À volta
Disse que o simples fato de ser abordado na rua por pessoas que lhe pedem para concorrer já é uma vitória e que se comprometeu com Itajaí e região desde que entrou na vida pública, lá se vão 20 anos. E que vai continuar trabalhando politicamente aqui, sendo ou não candidato. E que resposta mais direta a essa pergunta só em outubro.

Para meio entendedor…
O que foi um banho de água fria nos radialistas, que tentavam tirar um posicionamento mais conclusivo de Bornhausen, deixou pista de seu futuro já no finalzinho da entrevista. Paulinho disse que a pergunta que deveria ser feita a ele nesse momento é qual é o seu domicílio. E ele mesm respondeu: Itajaí. Então, tá.

Na continuação
O entrevistado foi Níkolas Reis, elogiado por Bornhausen e por ele elogiado, numa situação inimaginável há alguns anos atrás, quando Níkolas defendia o PT com unhas e dentes e Paulinho prenunciava no passado o desastre vindouro. Paulo acertou e Níkolas mudou. Bom para os dois.

Pra finalizar
Da entrevista na Difusora, a impressão que fica é que os dois entenderam direitinho o recado das ruas, que pede renovação, solução para os problemas e honestidade dos políticos. Ainda não dá para dizer se A ou B serão candidatos no ano que vem, mas que a eleição vai passar por eles, isso vai.

O filme se repete
Já assisti ao filme em 2003. A Petrobras anuncia que vai fechar o seu escritório em Itajaí. E transferir seu pessoal para Santos, no litoral paulista. Lógico que, hoje, tem o agravante da roubalheira medonha que esbagaçou a nossa principal estatal. Itajaí e Santa Catarina perdem. O triste é que o primeiro PIB do estado não tem lideranças, representantes na asembleia e na câmara federal.

Tem que se mexer
Espera-se que as forças vivas de Itajaí se movimentem. A Associação Comercial, o prefeito, a câmara de vereadores. O deputado federal Décio Lima (PT), diz estar “assuntando” o caso e que foi convidado pra uma reunião em Brasílial. Ele já declarou que vai lutar pela permanência da Petrobras em Itajaí.

Parceria prioritária
O ministro da Pesca, Helder Barbalho, em sua rápida visita por Itajaí, visitou o reitor Mário Cesar dos Santos. Ele reiterou que a parceria com a nossa maior universidade é prioritária. Helder enfatizou que a “Univali é um importante centro acadêmico na área da pesquisa. É que na sua visita estaria reafirmando a importância da parceria com a universidade”.

Fora da casinha?
A dama de ferro do PMDB, Eliane Rebello, tem que se coçar pra ver o que anda acontecendo com os seus abobrões alojados na prefa de Itajaí. Ontem, o povo tava bufando com Osman na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Hoje, o problema aflora na secretaria da Habitação, comandada pelo também peemedebista Sadi Antônio Pires.

Pau pegou

Na quinta-feira, um cidadão grudou numa cadeira durante toda manhã pra falar com Sadi. Segundo a raça de linguarudos, o bagrão não quis atender o homem que saiu xingando. Voltou à tarde e, como não foi novamente atendido, teria enchido os ouvidos dos barnabés com palavrões feiosos. O perrengue foi tão medonho que pintou polícia e teve boletim de ocorrência na delegacia.

Mágico?
O pior é que tem barnabé reclamando que a secretaria de Habitação tá acéfala. Que Sadi parece mágico, mais desaparece do que aparece. E que poucos projetos estão caminhando. O único que ainda tem alento é o residencial São Francisco de Assis, na Volta de Cima, no bairro Espinheiros. Ele vai abrigar 496 casinhas dentro do Minha Casa, Minha Vida. O restante nadicadenada. Será que Sadi voltou a vender carangas em Cordeiros? Bocudo, eu?

Num deixa…
A minha musa BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina (PRB), segundo os linguarudos, teria sido convidada a apresentar a palestra do ex-jogador de basquete, Oscar Schmitt, o Mão Santa, na Volvo. Os bocudos contam que ela teria aceitado toda prosa. Mas no dia seguinte teria recuado. Há quem diga que o seu pai, o gorducho entisicado, João Martins, teria lhe puxado a orelha. Sério?

Stress
As tentativas do vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) de jogar água (pra que enferruje) a dama de ferro, Eliane Rebello, estressaram a excelência excelentissima. Lamim pegou um atestado pra curar o stress pelos próximos 15 dias. Número cabalístico, né não?

Assim não dá! Assim não pode!
Uma das piores coisas em qualquer governo é secretário tentando derrubar secretário. Tem abobrão no paço da Vila Operária que acredita que a culpa da sua inércia ou de que determinadas situações não caminhem é por conta do seu colega. Tem também o ego, a vaidade e a inveja (pecados capitais?) de ver que um setor vai pela garra de outro, enquanto da sua parte nada anda, nada flui…

Pastealada
Na imagem da pastelada entre “amigos”, promovida pelo biruta de aeroporto, Paulinho do Pastel, na semana que passou, pode se perceber duas jovens lideranças políticas juntas… O vereador Roberto Bem Claro de Souza (PMDB) e o Juninho Pavan (PSDB). Seria uma sinalização? Espia a foto no Blog do JC, no site do DIARINHO.

Ah, esqueceram!
Sisqueceram de convidar pra festa os padrinhos Periquito e Auri Pavoni, né Marcelo Passos e João Achutti? Pode ser que estejam mais atrás da imagem? Não se lembraram de convidar também o Nilson Probst (PMDB), que sentindo a corda “roer” já estaria alardeando publicamente na feirinha da rua 200, uma possível dobradinha com Oliveira. E não é azeitona!

Oliveira…
É o ex-vereador Fabrício Oliveira (PSB), dublê de secretário da leleia. Oliveira teve mais de 50 mil votos e ainda deve sentir o gostinho do couro estofado no planalto central, mesmo que sua passagem no congresso seja breve. Fabrício tem uma legião de jovens como seguidores e desfruta do bom momento de “renovação política” que clama o país…

Sem recheio
Fontes palacianas dos altos da Dinamarca assopram que o candidato do alcaide psitacídeo chama-se Fábio Flor (PP) e que o restante tá apenas gravitando… Será que será? Na pastelada com alguns recheios de oposição, faltou também o baixinho que não anda muito entisicado de uns tempos pra cá.

Apagado
Quem anda mais apagado que vela de santo é o galã de novela mexicana e dublê de vereador Claudir Maciel (PSD). Parece que perdeu o entusiasmo depois de ter perdido a principal cadeira estofada da SDR peixeira pro PMDB da Eliane Rebello.

Partido
A raça de língua solta diz que até o Ary Souza (PSD), suplente de vereador, tem aparecido mais que o colega de partido, Claudir Maciel. E o vereador Pedro Francez, que é o presidente do PSD, pouco faz para levantar o partido que, pelo visto, vai partir partido (redundante, mas vá lá!) para mais uma eleição na Maravilha do Atlântico.

Saúde doente
Quando digo que a saúde BC anda de quarentena, ainda tem quem ache que exagero… Deixar faltar remédio de uso contínuo para convulsões?! É o relato que recebo, através de e-mail, de uma família que aguarda o Carbamazepina 200 mg, entre outros medicamentos que as prateleiras estão vazias. E quem não tem grana para comprar o remédio?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com