Home Notícias Quentinhas Prefeitura vai liberar construções no mar e na faixa de areia

Prefeitura vai liberar construções no mar e na faixa de areia

A prefeitura de Balneário Camboriú abriu um ‘chamamento público’ para pessoas e empresários interessados em implantar equipamentos turísticos no mar e em parte da faixa de areia da praia. Lançado na segunda-feira, o ‘chamamento’ receberá propostas de empreendimentos até 20 de agosto. “Depois disso, esses projetos serão analisados pelo conselho da Cidade e pelo conselho Municipal de Turismo, antes de ir para uma audiência pública”, explica Hélio Dagnoni, secretário de Turismo.
O ‘chamamento’ foi feito, explica o secretário, porque a prefeitura foi procurada por alguns empreendedores interessados em implantar equipamentos turísticos na cidade. Entre eles um cais de atracação para navios de turismo na Barra Sul e um terminal no pontal Norte para receber uma super embarcação que faria o trajeto de Floripa a Balneário Camboriú.
A preocupação, argumenta Hélio, é não direcionar os projetos nem beneficiar algum grupo em particular. “Para democratizar o processo, a prefeitura está abrindo para todo mundo, para não ter o problema que deu com o ônibus ontem, que não fez os trâmites legais”, diz Hélio, referindo-se ao By Bus panorâmico para turistas, que teve o alvará cassado.
Os projetos deverão contemplar atividades voltadas ao turismo tanto no mar quanto na areia da Barra Sul e do pontal Norte. Também estão incluídos como potenciais bases para instalação dos projetos o molhe da Barra Sul e o futuro molhe do Pontal Norte.
Como as áreas onde poderão ocorrer os investimentos são ‘de Marinha’, ou seja, da União, depois da análise dos projetos pelos conselhos e pelo povão em audiência pública, o prefeito Edson Periquito (PMDB) apenas se manifestará favorável ou contrário ao empreendimento.
As análises servirão para avaliar se os impactos dos empreendimentos serão favoráveis ou não ao município. “Todas as licenças para a implantação terão que ser conseguidas através dos órgãos federais”, ressalta Hélio.
Hoje, o prefeito e o secretário de Turismo concederão uma entrevista coletiva à imprensa para explicar os detalhes sobre o ‘chamamento’.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com