Home Notícias Quentinhas Povão dá garibada no rio Itajaí-açu

Povão dá garibada no rio Itajaí-açu

Luvas, colete salva-vidas e muita disposição. Foi assim que mais de cem peixeiros acordaram nesse sabadão de sol. Eles estão dando uma forcinha pra tirar sujeira do rio Itajaí-açu. A ação faz parte da segunda edição do projeto “Juntos pelo Rio”, organizado pelo porto de Itajaí, e faz parte da comemoração do Dia Mundial da Água, que rolou ontem. A garibada começou às 8h30 e deve durar toda a manhã. 

No ano passado, a ação foi feita pelo povão da city. Este ano, a organização do evento mudou na estratégia e colocou os funcionários das empresas que margeiam o riozão pra colocar a mão na massa. “Achamos importante que esses funcionários que trabalham todos os dias ao lado do rio Itajaí-açu ajudem nessa causa. Este ano temos mais de 30 empresas participando e espero que aumente nas próximas edições”, afirma a organizadora do evento, e engenheira ambiental do porto de Itajaí, Madelin Pitrez dos Santos.

Participando pela primeira vez do evento, o operador da estação de tratamento de água da Gomes da Costa, Bruno Dalçóquio, 22, conta que está gostando da experiência. “É interessante participar pra começar a sensibilizar também a população da importância do rio. E também é bom que algumas crianças estejam ajudando”, diz.

A gurizada que participa não entra na água, mas ajuda do jeito que pode. A Escola de Escoteiro Almirante Tamandaré levou 19 aprendizes pra ajudar na limpeza na Avenida Beira-rio, na Fazenda. A pequena Sofia Maximo, de sete anos, era uma das mais animadas na garibada. “Eu gosto de limpar. Os meus professores ensinam que é bom pro meio ambiente e que a gente não deve jogar lixo no chão”, ensina a estudante do 3º ano do ensino fundamental.

Treze embarcações vão levar os voluntários até a ponte dengo-dengo sobre a BR-101. Além da limpeza, que começou às 9h e deve rolar até o final da manhã, os portões do Centreventos estão abertos até as 12h deste sábado pra realização de feira de adoção de animais, oficinas, exposições de fotos e de trabalhos artísticos, além de palestras, distribuição de material educativo pra comunidade e outras atividades sobre educação ambiental. 

MT

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com