Home Notícias Quentinhas Osvaldo Montenegro abre Festival de Música de Itajaí

Osvaldo Montenegro abre Festival de Música de Itajaí

São só dois shows nacionais, mas tem mais músicos nativos dando canja

Ela embala aquela conversa com os amigos num barzinho, provoca os mais animados a sacudir o corpo até tirar os pés do chão, faz o coração e a alma suspirar e também é instrumento de trabalho de muita gente. A música, em seus vários estilos, é o destaque da próxima semana em Itajaí. Assim como nas edições anteriores, o 18º Festival de Música, que começa neste sábado e vai até o dia 31, terá shows nacionais, apresentações de cantores e grupos locais, oficinas, jam session e roda de choro.
Este ano, por conta da redução de custos da prefeitura de Itajaí, o festival diminuiu o número de shows nacionais. Oliver Dezidério, diretor do conservatório de Música e organizador do evento, informa que a adaptação foi necessária para conseguir manter o festival, que já virou tradição na city.
Mas tem boa notícia. Por outro lado, o evento abriu mais espaço para que músicos da região mostrem seu talento ao público. “Os artistas locais são grandes profissionais, que produzem material de muita qualidade. Trazendo eles para o festival também conseguimos reduzir bastante o custo do evento, porque não precisamos arcar com custos de hospedagem, passagem, entre outros”, diz Oliver.
O festival também ampliou as apresentações pela cidade, que terá como palco o calçadão da Hercílio Luz e barzinhos. “A ideia é que as pessoas saiam de casa e encontrem a música pela cidade”, argumenta o chefão do conservatório. 

Veja onde curtir toda a musicalidade do festival de Música de Itajaí
Toda noite, durante a 18ª edição do Festival de Música, o povão poderá prestigiar dois shows nacionais e apresentações de grupos regionais no teatro Municipal e no Centreventos. A entrada para todos os eventos são gratuitas e os shows começam a partir das 21h.

• No bar ZéPelin
Os amantes do jazz e do samba poderão se esbaldar com as apresentações diárias que rolam no bar ZéPelin, que fica na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. É só chegar e aproveitar a boa música.
A Jam Session acontece nos dias 26, 28 e 30, das 22h às 1h30, com apresentação da banda Jazz In Loft.
A Roda de Choro rola nos dias 27 e 29, das 23h às 1h30, com Ricardo Pauletti e músicos interessados em participar.

• Centreventos
Neste sábado, a abertura do Festival será com o músico Oswaldo Montenegro, no Centreventos. A entrada é gratuita, mas haverá um espaço na frente do palco reservado aos pagantes, que compraram uma mesa com quatro lugares para assistir ao show. O valor arrecadado com a venda desses ingressos será doado para a associação Madre Teresa, que administra o hospital Marieta Konder Bornhausen.

• Teatro Municipal
No domingo terá a Noite dos Corais no teatro Municipal de Itajaí. A apresentação contará com quatro grupos da city: Vozes do Vale, Carpe Diem, Villa Lobos e o coral da Câmara de Vereadores.
Na segunda-feira, Arnou de Melo promete encantar o público do teatro peixeiro com sua música instrumental, que vai da Bossa Nova ao Jazz. Terça-feira, Carlos Cória e Vê Domingos sobem ao palco com uma mistura contagiante de MPB, voz e violão e outros estilos musicais. Quarta-feira tem Mari Monteiro e Ricardo Pauletti também no teatro.
Quinta-feira é dia de show nacional com Toninho Horta. O músico Belo Horizonte, compositor e violonista com mais de 45 anos de carreira, se apresenta no palco do teatro Municipal, a partir das 21h.
Já no último dia da semana, Paulo Gekas e a Orquestra do Conservatório de Itajaí encerram as apresentações no teatro peixeiro.

• No mercado e na Hercílio Luz
Durante toda a semana terá apresentações por toda a city. O projeto “Música no Mercado” acontece de 26 a 29 de outubro, a partir das 21h, no Mercado Público peixeiro. Já o “Música Invade a Cidade” rola no contêiner da rua Hercílio Luz, na Casa da Cultura Dide Brandão e no The Backdoor Pub, nos três períodos do dia.

• Lançamento de livros
Durante o evento serão lançados três livros que têm como tema a música. Ronaldo Silva Jr. vai lançar o livro fotográfico que contém registros de outras edições do Festival de Música de Itajaí. O lançamento rola antes do show de Arnou de Melo, no dia 26, no teatro Municipal, às 20h.
A jornalista Natália Uriarte Vieira lançará o livro “Clave de Sol, Clave de Mar – Histórias da Música Instrumental em Itajaí”, no dia 30, na Casa da Cultura Dide Brandão. A obra traz a trajetória da música instrumental peixeira desde a década de 1930, até a primeira edição do Festival de Música de Itajaí, no fim da década de 1990.
No mesmo dia, também na Casa da Cultura, o argentino Marcos Archetti lançará o livro “Improvisação – Um método para a construção da liberdade”.

• Oficinas
Mais uma vez, o festival peixeiro oferece 18 oficinas gratuitas de formação musical. Para participar o interessado deve se inscrever no Conservatório de Música de Itajaí, na rua Cecília Brandão, no bairro Fazenda. É só levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As aulas rolam de 26 a 30 de outubro, no Conservatório, Casa da Cultura Dide Brandão e no Sesc. Os alunos precisam levar seus instrumentos, exceto bateria.
As aulas que ainda têm vaga aberta são: de técnica de violão; contrabaixo harmônico; ritmos brasileiros em forma de rudimentos e prática de conjunto (intermediário e avançado); prática de jazz e improvisação; guitarra (improvisação básica e moderna); prática de choro; piano popular e harmonia aplicada à música popular. As oficinas de bateria; coordenação motora para samba, baião, jazz e salsa; gestão musical; criação musical (intermediário e avançado); oficina de improvisação; prática de big band e canto já estão com inscrições esgotadas.
Durante o festival também serão realizadas oficinas nos bairros para a criançada a partir de cinco aninhos. Na Vila Operária, na sede do instituto de Música, Canto e Arte de Itajaí (Imcarti), terá aulas de coro e piano. Na Murta, os pequenos terão oficina diferente, que mescla brincadeira, arte e música. As aulas rolam no instituto Grupo Poly. Para participar, os pais devem inscrever seus filhos na sede de cada aula.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com