Home Notícias Quentinhas Orelhões são obrigados a fazer ligações locais grátis

Orelhões são obrigados a fazer ligações locais grátis

A agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou ontem que ligações para telefones fixos feitas a partir de orelhões da Oi em 15 estados brasileiros sejam de graça. A medida foi tomada após a empresa não ter atingido os patamares mínimos do serviço em análise da agência reguladora. A novidade passa a valer a partir de hoje.
A medida é válida para os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. De acordo com a Anatel, as chamadas devem continuar gratuitas até que patamares satisfatórios do serviço sejam atingidos na análise da agência. Novas medições estão previstas para 30 de agosto deste ano e em 29 de fevereiro e 30 de agosto de 2016.
O DIARINHO testou ontem à tarde o orelhão da rua Expedicionário Marqueti, no bairro Fazenda. As três ligações para fixos foram completadas, mas logo caíram. As conversas duraram pouco menos de 30 segundos.
As ligações digrátis poderão ser estendidas pra ligações de longa distância e pra celulares em outubro de 2015 e abril de 2016, respectivamente. “Os telefones públicos nas unidades da federação que não alcançarem os patamares mínimos nas medições citadas também contarão com a gratuidade para as seguintes chamadas: longa distância nacional, destinadas a telefones fixos, a partir de 1° outubro de 2015; ligações locais para telefones móveis, a partir de 1° de abril de 2016 e ligações de longa distância nacional, para telefones móveis a partir de 1° de outubro de 2016”, informou a Anatel em nota.
Segundo o previsto pela agência, a disponibilidade de orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões, de acesso coletivo. A Oi deverá dar publicidade ao despacho da gratuidade em sua página na internet.

Temporário
Em nota, a Oi informou que cumpre a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas para telefones fixos locais feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos 15 estados indicados pela agência reguladora. A medida é temporária e permanecerá em vigor até que os patamares de disponibilidade de orelhões nestes estados estejam nos níveis indicados pela Anatel, reforçou a empresa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com