Home Notícias Quentinhas Navegay bombou a beira-mar

Navegay bombou a beira-mar

Festa animou cerca de 120 mil foliões no bloco de sujos mais famoso do sul

Mariângela Franco, especial para o DIARINHO

Este ano, o principal desfile de Carnaval em Navegantes, o Navegay, deixou a avenida João Sacavem para ocupar a Prefeito Cirino Adolfo Cabral, a beira-mar. O novo itinerário agradou o povão, que se espalhou nas laterais da estrada e curtiu o quase quarentão bloco dos sujos mais animado do sul do país.
De acordo com a prefeitura, nenhum incidente grave foi registrado durante a brincadeira, que começou no meio da tarde de segunda e avançou até à noite. Pelos números oficiais, cerca de 120 mil foliões foram curtir a brincadeira.
Os comerciantes que se instalaram nas duas avenidas não tinham mãos para atender tanto pedido de cerveja, água e gelo. Quem quis economizar carregou a própria bebida em todo o tipo de recipiente.

PM deu geral
Os usuários da balsa que transportavam bebidas em garrafas tomaram um susto quando deram com um grupo de policiais militares na saída do ferribote, no lado de Navega, dando uma geral nas bolsas e caixas térmicas. Ali mesmo tiveram que descartar os vasilhames de vidro.
A concentração para o desfile rolou próximo ao colégio Sinergia, para os lados do bairro São Pedro, o Pontal. Dali partiram os 11 trios elétricos que animaram a festa. Não faltaram as moçoilas de salto altíssimo, maquiagem caprichada e perucas estilosas.
Uma das figuras que mais se destacou foi a simpática Valéria Vasques, inspirada na personagem do programa Zorra Total, da Rede Globo. Muito solicitada, a itajaiense que mudou de gênero ao cruzar o rio Itajaí-açu não se furtava aos pedidos de posar para fotos. “É cansativo vir até aqui, mas vale a pena, é muito bom”, declarou, referindo ao aumento do trajeto para chegar até o início da folia.
Muita gente veio de fora do estado. É o caso de Vanessa Cardoso, que trocou a folia do Rio de Janeiro para brincar na beira-mar navegantina. Mas os nativos também curtem o Navegay.
Dona Célia Santana, moradora da Penha, não tem faltado ao desfile nos últimos 20 anos. Desta vez, trouxe os sobrinhos joinvilenses. “Muito lindo, divertido. Pena que às vezes dá briga e estraga o divertimento que é bem família, num horário bom, à tarde”, fez questão de frisar.
O casal Acelino Ferreira e Fabiana Rosa se programou para curtir o que consideram “o melhor Carnaval do litoral e do vale”. Eles também vieram de Joinville para aproveitar a alegre brincadeira ao ar livre.
Blumenau mandou centenas de representantes, travestidos, fantasiados, em grupos ou até sozinhos. Diego Santos era um deles e caprichou no visual, que estava vestindo pela quarta vez em Navegantes.
Também de Blu veio a bebezona Jaqueline Gums que, com uma amiga vestida do mesmo jeito, de fraldão e chupeta, não perdia o passo misto de Carnaval, axé e funk.

Pulou mesmo de muleta
Pular Carnaval, literalmente falando, foi o que motivou Israel Ivan Deborba a participar pela terceira vez da festa popular. Por conta de um acidente, o rapaz hoje com 42 anos não vê o menor problema em usar um vestido e saracotear a muleta que substitui uma perna. A nota que Israel deu ao Navegay foi 1000.
Ele era um dos mais entusiasmados que gritavam “água!” para os bombeiros voluntários que refrescavam os foliões com jatosdo caminhão-pipa. Os soldados do fogo atendiam com prazer os pedidos e direcionavam a mangueira para os alegres de todas as idades, sexo, vestimenta ou origem. A ordem era refrescar para continuar a festa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com