Home Notícias Quentinhas Mais de 80% dos itajaienses se mostram indecisos

Mais de 80% dos itajaienses se mostram indecisos

É o que aponta a pesquisa da Avantis. Quando o nome dos candidatos é apresentado, Anna Carolina sai na frente. Volnei vem colado. João Paulo tá em terceiro

Dayane Bazzo
geral@diarinho.com.br

A primeira pesquisa de intenção de votos em Itajaí, divulgada pelo Instituto de Pesquisa da faculdade Avantis (IPA), mostra uma situação curiosa. Faltando cerca de um mês pras eleições municipais, nada menos que 82,2% dos eleitores não sabiam ainda em quem votar para prefeito. Somente quando lhes foi mostrado o nome dos três candidatos da city peixeira, é que a situação se reverteu e Anna Carolina Martins (PSDB) saiu na frente. Volnei Morastoni (PMDB) vem em segundo e João Paulo (PP) em terceiro.
A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24 de agosto. O resultado da primeira pergunta é que chama a atenção. Quando os pesquisadores questionaram “você já sabe em quem vai votar?”, apareceram os mais de 80% de eleitores que apontaram “não, ainda não sei”. Apenas 17,8% disseram “sim, eu sei”.
Os próprios entrevistados se manifestaram dizendo que não estavam querendo saber de política, conta o coordenador do IPA. “Ouvimos muitos dizendo que não tinham interesse, que não sabiam quais eram os candidatos”, comenta.
Resultado, segundo ele, do descrédito com a política brazuca. “Isso é um reflexo do cenário nacional. As pessoas apresentara tanto um descontentamento em relação à política quanto à despreocupação com a cidade onde reside”, analisa.

Anna sai na frente
Mas a situação mudou radicalmente quando os entrevistados receberam um disco com o nome dos três candidatos e tiveram que responder à pergunta “dentre os nomes a seguir, em qual desses você votaria para prefeito de Itajaí/SC?”. Aí, 93% disseram que tinham candidato e apontaram o político da sua preferência.
Nessa pergunta estimulada, a advogada Anna Carolina se deu bem. A tucana estreou com 43,8% da preferência dos eleitores. Coladinho vem o ex-prefeito Volnei Morastoni (PMDB), com 39,7%. O candidato João Paulo Tavares Bastos (PP), pela pesquisa da Avantis, está nbem atrás. Ele teria apenas 9,5% das intenções de votos. Apenas 6,9% dos entrevistados disseram ainda não saber em quem votar.

Rejeição
A pesquisa também apontou o índice de rejeição dos candidatos por parte dos eleitores. João Paulo lidera o ranking negativo com 36,3%. Volnei Morastoni tem 35,4% de nariz torcido contra ele. Anna Carolina aparece com 18,8% de rejeição. O percentual de eleitores que não souberam responder fica em 9,5%.

Anna Carolina diz que vai continuar batendo de porta em porta
Anna Carolina é advogada e ganhou as eleições para vereadora em 2012, na época pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Hoje tá no PSDB. Ela diz que acredita na liderança da pesquisa, mas pondera que a eleição não tá ganha. “Recebo a pesquisa com bastante felicidade, mas tenho humildade e sabemos que temos muito chão pela frente. Vamos continuar batendo de casa em casa para levar nossas ideias”, avisa.
Segundo Anna Carolina, o resultado mostra que a campanha está fazendo efeito. “Eu sinto o carinho das pessoas nas ruas, o que prova que estamos no caminho certo”, comenta.

Volnei frisa que pesquisa foi encomendada por candidata tucana
O médico Volnei Morastoni afirma que a pesquisa foi encomendada pela candidata Anna Carolina. “Eu quero presumir que a pesquisa seja isenta. Não estou botando nenhuma dúvida, mas já começa por aí”, alfineta.
Mesmo assim, diz que ficou satisfeito com o resultado. “A pesquisa mostra um empate técnico, mas agora é que a campanha ganha outra dimensão e a população vai poder analisar os candidatos”, observa.
Volnei é o mais experiente na política. Já foi duas vezes vereador de Itajaí, quatro vezes deputado estadual e foi eleito prefeito de Itajaí de 2005 até 2008.

João Paulo acredita que ainda vai crescer durante a campanha
Apesar de estar com apenas 9,5% das intenções de voto, João Paulo diz que a campanha ainda vai deslanchar. “Eu estou concorrendo com candidatos que estão há anos na política. É natural que eu esteja nesta colocação agora. Mas o que eu tenho visto nas ruas é o acolhimento das pessoas, que está crescendo”, analisa.
Também advogado, João Paulo admite que ainda precisará correr muito contra o tempo para ter o seu nome conhecido entre os eleitores. “Agora é que terão os debates e que as pessoas poderão conhecer melhor nossas propostas”, conclui.

Coordenador garante que nenhum candidato encomendou a pesquisa
A pesquisa ouviu 780 eleitores na cidade. Pessoas de diferentes classes sociais, escolaridade e faixa etária, entre homens e mulheres, foram ouvidas durante abordagens aleatórias nas ruas e em residências. Entre os entrevistados, a maioria foi de mulheres, com ensino médio completo, sendo a maior parte da classe D. Itajaí possui hoje um total de 143.131 eleitores.
Thiago Santos afirma que a pesquisa não foi encomendada por nenhuma instituição. Ela foi feita por iniciativa da Avantis para verificar as posições dos candidatos às prefeituras da região. A margem de erro é de 3,5%.

DIARINHO AJUDA VOCÊ A DECIDIR
Se você tá entre os indecisos, então dê uma olhada no DIARINHO da próxima segunda-feira. O jornal publicará a primeira parte da Sabatina do Povão com os três candidatos a prefeito de Itajaí. Temas como segurança pública, transporte coletivo, saúde e educação estão entre os assuntos debatidos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com