Home Notícias Quentinhas Itajaí ganha centro de vida saudável

Itajaí ganha centro de vida saudável

Iniciativa pretende ensinar a viver melhor. Tem restaurante vegetariano, loja e vários cursos grátis.

Oficialmente inaugurado em setembro, mas ainda sem entrar totalmente em funcionamento, o Espaço Vida e Saúde construído pela Associação Catarinense – entidade que congrega as igrejas adventistas da região centro-sul do estado – está prestes a tornar realidade um sonho antigo. Num terreno de 2500 m² na rua Doutor Pedro Ferreira, no centro de Itajaí, a antiga casa da família Graf vai abrigar o primeiro centro de influência à saúde para a população peixeira e vizinhança.
O pastor Marcelo Coelho é o responsável pelo conjunto da obra. “O Espaço Vida e Saúde surgiu da necessidade da igreja se tornar mais relevante para a sociedade e oferecer mais qualidade de vida”, conta, enquanto mostra as quatro instalações.
A loja Novo Tempo Store há 45 dias abre as portas de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia, para comercializar livros, vídeos, bíblias e alimentos. Com o slogan “alimento para o corpo, mente e espírito”, a mistura de livraria com mercearia atende às necessidades de quem procura temperos, cereais, bebidas, enlatados e mais uma série de produtos sem conservantes e orgânicos, bem como literatura para enriquecer o conhecimento.
Muito próximo de todas as etapas do projeto, o pastor Jessé Anastácio de Souza abriu as portas do restaurante ovo-lacto-vegetariano Bio Garden para a reportagem do DIARINHO.
A partir da semana que vem, explica, quando for inaugurado, a comunidade poderá fazer as refeições no espaço alugado para Márcia Rossi, que vai oferecer comida saudável, sem fritura, sem carne, e orgânica, quando possível. São 70 lugares e o preço é bem acessível, garante o pastor.
Nos próximos meses, começarão cursos de culinária, línguas, música, entre outras atividades – a maioria delas graruitas e abertas à comunidade.

Cursos e palestras gratuitos a partir de janeiro
O terceiro espaço que está nos finalmentes da reforma é o conjunto de cinco salas de aula do Espaço Vida e Saúde. É lá que vão ser oferecidos atividades e cursos voltados para o crescimento físico, mental e espiritual. “Vamos oferecer recursos para que a pessoa viva mais e melhor”, adianta o pastor Marcelo, que aponta o trabalho voluntário de cerca de 150 pessoas, inclusive sua esposa, Priscila, que é nutricionista.
Vai ter uma escola de culinária vegetariana, grupo de emagrecimento saudável, apoio às famílias de dependentes químicos, grupo de conversação em inglês, aulas de artesanato, além de atendimento psicológico e aconselhamento. O pastor ressalta que os voluntários não precisam ser seguidores da Igreja Adventista.
Os cursos serão gratuitos, na maioria, e os que exigirem a compra de material vão custar no máximo R$ 20, adianta o pastor Marcelo.
As turmas, em horários pela manhã, tarde e noite, devem ter no máximo 20 alunos para que haja mais interação.
A previsão é que esses cursos e demais atividades sejam disponibilizados a partir de janeiro de 2016, calcula o diretor do espaço. Até lá, o quarto segmento do conjunto, o auditório, deve estar pronto para receber as 250 pessoas que assistirão palestras e os integrantes da Igreja Adventista do Porto, atualmente ocupantes de um prédio na rua 15 de Novembro, no centro de Itajaí.

OITO ATITUDES PARA VIVER MELHOR
No jardim interno do centro de influência há placas que reforçam os conceitos de saúde e quais atitudes devem ser tomadas para preservá-la. A que aponta a luz solar diz que, se a pessoa não tem pele sensível e não toma medicamentos que causam fotossensibilidade, o ideal é tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia, no horário entre 10h e 15h, nos braços e pernas descobertos e sem protetor solar. Quem possui maior sensibilidade deve ficar ao sol antes das 10h e depois das 15h. Se juntar ar puro e exercício físico, melhor ainda.
O segundo item das dicas práticas é sobre alimentação saudável. Comer devagar, evitar líquidos durante as refeições ou até duas horas depois delas, comer primeiro as saladas, substituir frituras por alimentos assados ou cozidos, preferir alimentos naturais e integrais, consumir frutas, verduras e legumes, variar e fazer a comida bem colorida.
Na hora da escolha, vale adotar os princípios: variedade, qualidade, moderação e abstinência.
Terceira dica é para o repouso. Aí entra o conselho para evitar estimulantes à noite, como café, chocolate, refrigerantes, nicotina, anti-inflamatórios e medicamentos com cafeína.
Encher a barriga à noite também é péssimo. Exercícios físicos devem ser de quatro a seis horas antes de deitar. A placa lembra ainda que o quarto é para dormir, nada de trabalhar, ver televisão ou levar problemas.
A plaquinha azul orienta a não esperar ter sede para beber água, que deve ser ingerida pelo menos dois litros por dia. Ao lado, a placa verde indica pelo menos 10 minutos de pausa para respirar ao ar livre e, caso faça trabalho sedentário, a cada duas horas deve ser feita uma pausa para dois a três minutos de respiração profunda.
Exercício físico, equilíbrio (abandono dos vícios, sobrecarga de trabalho ou estudo, moderação em todos os comportamentos) e confiança são as demais três dicas para viver mais e melhor. Esta última placa é a única que faz menção direta à linha religiosa adotada no espaço. Ali estão enumeradas as recomendações para estudar a bíblia todos os dias, praticar a oração diária, manter uma atitude mental positiva, viver em paz com as pessoas ao redor e, finalmente, saber perdoar. “O perdão traz alívio à alma e fortalece os relacionamentos”, ensina.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com