Home Notícias Quentinhas Fumaça de olaria intoxica alunos e professores

Fumaça de olaria intoxica alunos e professores

A escola Judith Duarte de Oliveira tem sido castigada pelo fumacê. Alunos usaram até máscaras esta semana

Dor de cabeça, tosse, tontura, irritação na garganta e dificuldades para respirar são alguns dos sofrimentos dos alunos e professores da escola Municipal Professora Judith Duarte de Oliveira, no bairro Itaipava, em Itajaí.
Os problemas de saúde são provocados pela fumaça de uma olaria vizinha. Nesta semana, a situação foi tão insuportável que os alunos tiveram que usar máscaras durante as aulas.
A ideia foi da professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, 42 anos. Ela conta que na terça-feira a fumaça estava muito forte e, mesmo mantendo as janelas e portas fechadas, estava insuportável ficar dentro da sala.
Para conseguir dar aula, ela comprou máscaras cirúrgicas e distribuiu aos alunos. As máscaras foram usadas pela turma do 4º ano do ensino fundamental, no período da tarde.
“A gente não aguenta mais, todos os professores e os pais reclamam. Na terça eu fui pra casa ruim, atacou a garganta, dor de cabeça, as crianças passando mal. É impossível essa situação”, argumenta Patrícia. A professora acrescenta que as roupas ficam fedidas e a pele parece que foi queimada pela fumaça.
A diretora Katia Cristina Steil Sabel conta que a fumaça invade a escola pelo menos uma vez por semana, quando a olaria liga os fornos. “Geralmente acontece em dias nublados, a fumaça não sobe e com o vento entra na escola”, conta.

Divergência
O problema e as reclamações são antigos. De um lado a olaria diz que chegou primeiro no bairro, e do outro, a escola alega que existe há mais de 100 anos. “Já tentamos, por diversas vezes, conversar com eles. Eu sei que foram notificados, mas nada mudou”, diz.
A diretora e os funcionários sabem da importância da olaria, mas não aguentam essa situação. “Nós não queremos que feche a olaria, mas que eles se adequem para que a gente não passe por essa situação”, sugere a responsável pela biblioteca da escola, Carla de Paula, 44.

Fumaça causa doenças respiratórias
A enfermeira da equipe da Saúde da Família da policlínica da Itaipava, Julita Schramm, informa que os moradores do bairro sofrem com problemas respiratórios. “Não temos um estudo técnico, mas identificamos problemas de respiração, queixas de dores de cabeça, sensação de agonia, a roupa suja, o cheiro forte”, narra a enfermeira.
Além dos sintomas que ocorrem de forma imediata após a inalação da fumaça, há doenças crônicas que se manifestam após um longo período de exposição. “Toda a poluição do ar vai causar alterações imediatas, que são as crises agudas, e ao longo do tempo pode causar doenças crônicas”, completa.
Julita comenta que a olaria na rua Protássio Wipel, pertinho da escola, já comunicou que vai encerrar as atividades até dezembro.
Uma reunião com o conselho local de saúde e os proprietários da cerâmica acontece na próxima quarta-feira para discutir o problema. “Estamos tentando uma negociação para encontrar uma saída não conflituosa,” adianta.

Fiscais da Famai vão até olaria
A situação das empresas de cerâmica do bairro Itaipava já foi parar no Ministério Público. A diretora de licenciamento e fiscalização da fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Thamy Reiser, informa que em 2012 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com todas as olarias para que se adequassem às exigências ambientais.
O TAC previa a melhoria dos fornos e outras questões sobre os resíduos. Segundo Thamy, a olaria ao lado da escola trocou o antigo forno por um que não gera tanta fumaça e se adequou.
O problema é que para o forno chegar ao ponto ideal para a queima dos tijolos, ele precisa estar muito alto no início e, é neste momento, que gera mais fumaça.
“Nós pedimos para que eles iniciem essa queima fora do horário comercial para que, quando a escola abrir, já não tenha tanta fumaça”, comenta Thamy.
A diretora informa que vai enviar um técnico até a olaria para verificar se há algo irregular na queima dos fornos. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com