Home Notícias Quentinhas Feiras do livro convocam povão ao mundo mágico da leitura

Feiras do livro convocam povão ao mundo mágico da leitura

Primeiro evento do gênero em Balneário Camboriú rola até dia 15 com figurões do universo literário

O livro é o personagem principal de dois eventos que rolam a partir de hoje no litoral – duas feiras inteirinhas dedicadas ao gosto pela leitura. Em Balneário Camboriú, a primeira edição da Feira do Livro rola de hoje até dia 15 na praça Higino Pio, no centro, e são mais de 100 horas de lançamentos, palestras, debates e contação de histórias para a galerinha ou para os visitantes de qualquer idade.
Hoje, a programação abre às 9h15 com contação de histórias feita por Emiliano Daniel de Souza e o conto “Parece coisa de outro mundo”. Emiliano é baita sabichão no assunto – tem especialização na arte de contar histórias e literatura e já participou das principais feiras literárias do Estado, mostras de educação e maratonas de contos.
À tarde, às 17h, tem lançamento do livro “Zaphir – A Guerra dos Magos”, de Gilmar Carlos Milezzi, e a abertura oficial às 19h. O destaque é para a presença do multiartista Lourenço Mutarelli, de São Paulo. Escritor, quadrinista, artista gráfico, dramaturgo, roteirista e ator consagrado, publicou diversos álbuns de histórias em quadrinhos, hoje cultuados entre o público do gênero. Ele fala com o povão às 19h30 com o tema “Vida, arte e convergência: quadrinhos, literatura, cinema e teatro”.

Dado chega junto
O principal nome da feira neste ano, entretanto, é o músico Dado Villa-Lobos, guitarrista e produtor dos últimos discos da Legião Urbana. Ele pinta dia 9, para um bate-papo sobre seu livro “Memórias de um Legionário” e sobre a influência da literatura na banda que fez história no rock nacional.
Sobrinho-neto do compositor clássico Heitor VillaLobos, Dado assumiu a guitarra do Legião Urbana em 1983, às vésperas da gravação do primeiro LP. Sua palestra será dia 9, segunda-feira, às 19h30.
Devido à grande procura pelas atividades, as escolas interessadas em dar um cheguinho na feira devem fazer agendamento pelo e-mail feiradolivro@culturabc.com.br. Já a programação completinha da feira tá no site www.culturabc.com.br/feiradolivro.
A feira em Balneário é uma promoção da fundação Cultural local, com vários parceiros, entre eles a câmara Setorial de Literatura, academia de Letras de Balneário Camboriú e união Brasileira de Trovadores (UBT-SC).

Em Balneário Piçarras, Urda Klueger é convidada especial
Já no Balneário Piçarras, o ginásio Aurélio Solano de Macedo, no centrão, é a sede da segunda edição da feira literária. O evento vai rolar durante três dias e tem na programação atrações como palestras, contações de histórias, apresentações teatrais e oficinas.
Os estandes de livros, que estarão disponíveis para venda, funcionam das 9h às 12h e das 13h30 às 21h. A abertura é hoje às 9h, e em seguidinha tem palestra com Maria Terezinha Debatin (presidente da fundação Catarinense de Cultura).
Às 10h30 rola contação de histórias com Joice Voltolini, e à tarde, com Maria de Fátima Lunardi. A programação ainda contará com poemas cantados por Marco Aurélio Schmidt e Vitória Pereira Martins.
A oficina “Fontes de financiamentos para projetos literários” com Vanderlei Lazzarotti encerra o primeiro dia do evento. A feira terá ainda apresentações teatrais, boi-de-mamão de Bombinhas, Maricotas da ilha de São Chico e presença da escritora Urda Alice Klueger, de Blumenau, que promove palestra no sábado, mediada pela jornalista e escritora Danielle Garcia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com