Home Notícias Quentinhas Dieta da moda pode ser a maior roubada

Dieta da moda pode ser a maior roubada

Falta de nutrientes e desenvolvimento de doenças são o risco das receitas milagrosas pra emagrecimentoFalta de nutrientes é o risco das receitas milagrosas, alerta nutricionista

Basta passar na frente da banca, que lá estão as capas de várias revistas oferecendo saídas milagrosas para o emagrecimento. Algumas até exibem foto de “antes” e “depois” de quem se submeteu às receitas estrambólicas. Você entra no Face e lá está, numa postagem qualquer, algum conhecido anunciando que agora descobriu a fórmula perfeita pra perder peso. Não demora, o Whats dá sinal e lá vem uma mensagem de alguém do grupo fazendo propaganda de um chá emagrecedor.
Cuidado! Entrar de cara em qualquer dieta, sem um acompanhamento profissional, pode ser a maior roubada, alerta a nutricionista Priscila Sanches Malaquias, 30 anos, de Itajaí. E argumentos para isso não faltam. “Boa parte dessas dietas são coisas passageiras, a curto prazo, e isso pode provocar o efeito sanfona”, diz a especialista, referindo-se ao vai-e-vem de peso tão conhecido pelos gordinhos.
Ainda mais grave que ver as pelancas surgirem ou se expandirem, é você acabar doente pela perda de nutrientes. “Em algumas dietas você perde minerais e vitaminas. Com pouco consumo de selênio e iodo, a pessoa pode desenvolver um hipotireoidismo. Uma deficiência de magnériso, pode dar alteração na pressão”, exemplifica Priscila.
Além disso, não precisa fechar a boca ou comer pouco pra emagrecer, garante a nutricionista. “A dieta, uma reeducação alimentar, não é sinônimo de fome”, afirma. Por isso, precisa ser uma dieta balanceada que tenha desde os macronutrientes, como carbohidratos, proteínas e gorduras, até os micronutrientes, como vitaminas e minerais”, aponta.

Viu na alimentação saudável nicho de mercado
Há 14 anos, a microempresária Ana Francisca Cavalheiro, a Ana Kica, 36 anos, viu o ponteiro da balança passar dos costumeiros 60 quilos para os 86 quilos. Quando percebeu que estava a caminho dos 100, tomou uma decisão. “Comecei uma busca louca por dietas milagrosas e mágicas”, conta.
Virou praticamente uma cobaia de falsas promessas de emagrecimento. “Comecei com a clássica, da proteína do Doutor Atkins, depois a dieta de South Beach, a dieta do IG… Nenhuma deu certo. Emagrecia e depois engordava”, conta. Fome, colesterol alterado, cansaço. Tudo isso fazia parte do cotidiano com os hábitos alimentares que testava. “Tenho vários fracassos nessa década”, brinca.
Levou 10 anos até Ana Kica perceber que o caminho era outro. “Até que tomei vergonha na cara. Me conscientizei e procurei um nutricionista, pois nunca davam certo as dietas malucas”, diz, num tom bem humorado.
Só com a reeducação alimentar, perdeu 16 quilos e ganhou mais ânimo e qualidade de vida, garante. “Fim de semana não quero ficar largada no sofá. Cancelei até a TV a cabo. Me sinto mais disposta, mais jovial, mais feliz. Rejuvenesci”, dispara, como se estivesse fazendo uma pregação.
Foi aí que a já ex-gordinha percebeu um nicho de mercado. Como ela, havia muitas outras pessoas que estavam ficando obesas por não se alimentarem direito. “Depois dessa experiência decidi transformar a coisa que mais gostava, que era comer, em negócio. Começei então a trabalhar com refeições saudáveis”, explica.
Ana Kika montou em casa uma pequena cozinha de alimentos balanceados, a ‘Tão Natural Cozinha Saudável”. E ela mesmo faz o delivery. Detalhe: faz as entregas no bom e saudável estilo itajaiense: sempre de ziquinha, faça chuva ou faça sol.

Designer desistiu da dieta
O designer gráfico Rodrigo Oliveira, 27 anos, admite que tinha um problema de auto estima por se sentir, como ele mesmo diz, “fofinho”. “Já havia me sentido desprezado algumas vezes por estar muito além do peso e isso ficou comprovado quando emagreci. Tinha gente que nunca me deu bola na vida vindo falar comigo”, comenta.
Por isso, no ano passado, tomou a decisão de emagracer a qualquer custo. Foi aí que esbarrou na famosa dieta da Sopa. “Vi em revistas e na internet. Dizia que alguns famosos estavam perdendo peso com esta dieta milagrosa”, conta.
Rodrigo acabou embarcando na onda. E, confessa, se arrependeu. “Ela prometia perder um quilo por dia. No entanto, sentia fome e perdi apenas três quilos na semana”, lembra. Na segunda semana, a perda de peso foi ainda menor: dois quilos. “Estava pesando 90 quilos e fiquei com 85. Desde o início, essa dieta não eliminou o que prometia”, reclama.
E o negócio foi pior ainda. “Engordei esses cinco quilos de novo no outro mês”, afirma. Foi somente quando o designer procurou um profissional da saúde é que a situação mudou. “Meu peso só diminuiu e se manteve quando fiz uma dieta balanceada com uma nutricionista”, faz questão de dizer.
Com as orientações da nutricionista e com atividades físicas, o rapaz perdeu 16 quilos. “Fiz até uma tatuagem e banquei o gostoso por um ano”, brinca.

Amigas elogiam método
Elas são amigas e trabalham há pelo menos sete anos juntas, no setor administrativo do DIARINHO. Pra Mirian dos Santos, 40 anos, e Rosilene Pelozzi, 45, é quase um ritual encararem juntas as receitas da moda que prometem emagrecimento milagroso.
Por isso, têm a mesma opinião quando apontam que uma das que mais funcionou foi a dieta Dukan, já que as fez perder cerca de 15 quilos. Durante três meses, tiveram disciplina – ou quase isso – pra suportar as exigências do cardápio. “Eu passei de 82 quilos pra 67 quilos em três meses”, alardeia Mirian, confessando que a tal da disciplina era só durante a semana. “A gente fazia à risca de segunda a sexta. No final de semana eu comia outras coisas”, confessa Mirian.
Com a dieta, Rosi viu o peso cair de 93 para 79 quilos. “A dieta Dukan, pra mim é melhor, porque perdi mais peso”, afiança. Ela conta que já chegou a procurar um nutricionista. “Mas não fiz a dieta dele”, revela, alegando que era muito trabalhoso produzir as receitas indicadas.
Hoje, Mirian diz que tá relaxada nas dietas e observa que as gordurinhas voltaram. Rosi vive tomando shakes. Pararam a Dukan justamente pelas restrições de comer carboidratos. “A pior coisa pra mim era não poder comer pão”, diz Rosi. “Agora, mato [saladas] a gente pode comer de tudo”, emenda a amiga.

O que diz a nutricionista sobre as duas dietas
SOPA
A dieta com sopa tem um problema básico, segundo a nutricionista Prisila. Ela não provoca a saciedade, que é como os especialistas chamam aquela sensação de que você já comeu, tá satisfeito com a alimentação que acabou de consumir.
Por isso, é difícil as pessoas ficarem muito tempo nesse tipo de dieta. “Não é que a sopa seja ruim, mas você não vai conseguir ficar comendo sopa o dia inteiro pro resto da vida”, pondera. Numa alimentação saudável, não se precisa passar fome, reforça.
Mas os problemas não param por aí. “O fato de não ter alimentos crus, diminui a quantidade de nutrientes oferecidos. No cozimento se perdem as vitaminas”, explica.
Além disso, a sopa tira do cardápio alimentos com maior oferta de proteínas, que são fundamentais para o funcionamento do organismo.

DUKAN
O problema da dieta Dukan, observa a nutricionista Priscila, é justamente a proposta de fazer uma super dosagem de proteínas. “Você não pode fazer isso por um prazo longo. Vai sobrecarregar o organismo com algo que não pode absorver”, explica.
Uma dessas sobrecargas é a de proteínas industriais, como os embutidos (salames, linguiças e salsichas), por exemplo. “Isso já está provado, o excesso de produtos embutidos acaba provocando câncer a longo prazo”, afirma.
Os carbohidratos, que são excluídos da dieta Dukan, não são necessariamente o vilão do ganho de peso ou da obesidade, diz a especialista. Pelo contrário, eles são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. “Se fizer uma dieta muito restrita em calorias, pode estar reduzindo a velocidade do metabolismo. Pode ficar mais cansado, mais sonolento”, ensina.

CONHEÇA ALGUMAS DAS DIETAS MALUCAS MAIS COMUNS
Para a nutricionista Priscila Malaquias, uma dieta funcional é mais qualitativa do que quantitativa. Ou seja, o que conta é o conjunto de alimentos que você consome e não necessariamente o quanto come. Além disso, ressalta, é importante procurar um profissional nutricionista que vai indicar uma dieta específica, levando em conta o peso, a altura, as atividades cotidianas da pessoa e se ele tem alergia a algum tipo de alimento. “Só assim a gente vai ter uma saúde e um peso adequado para nosso biotipo”, conclui. Por isso, abraçar dietas malucas como essas aí debaixo, sempre é um risco.

Dieta da sopa
O nome já diz tudo. Seu cardápio para o almoço e jantar fica restrito a sopões. Mas sem massas, grãos (como o arroz ou lentilhas, por exemplo) ou carne. Engrossar o caldo com farinha de mandioca ou azeite, então, é considerado quase um pecado capital. Verduras e legumes são os únicos
ngredientes permitidos.
Nos intervalos dessas refeições maiores, pode tomar sucos e consumir aqueles queijos sem gosto, como o ricota sem sal e o cotage. E isso, “com bastante moderação”, apontam as receitas da dieta da sopa espalhadas pela internet.

Dieta dukan
Você prioriza o consumo de proteínas. Por isso come muito mais carnes, peixes, ovos e os tais dos embutidos (salame, linguiça, salsichas).
Tem quatro fases. A primeira, chamada de ‘ataque’, a pessoa consome só alimentos proteícos
durante uma semana. Promete tirar cinco
quilos logo de cara.
A segunda fase é a ‘cruzeiro’. Aqui entra um pouquinho de legumes e verduras. O adepto da dieta perderia um quilo por semana. Quando chegar no peso ideal, vai pra terceira fase: pode comer um pãozinho e queijos. Na quarta-fase, come-se de tudo, mas nas quintas-feiras é só proteína e tem que dar umas caminhadas.
Dieta do abacaxi
Dura só três dias e promete secar você.
Tem várias versões, mas a mais encontrada é a que propõe comer um abacaxi e tomar dois litros de água no primeiro dia. No segundo dia, é a mesma coisa, mas você pode comer uma lata de atum no almoço e outra no jantar.
No último dia, você repete o que comeu no primeiro: só abacaxi. Ah! E água.
Em algumas variações dá pra traçar um iogurtezinho no café da manhã.
É como se você passasse três dias na sofrência da fome. Daí, seca mesmo.
O problema, é que para por aí. Apesar disso, é bastante difundida por quem quer peder peso literalmente de um dia pra outro.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com