Home Notícias Quentinhas Dentistas estão atendendo em trailer faz um ano

Dentistas estão atendendo em trailer faz um ano

Há quase um ano o atendimento odontológico do bairro Tabuleiro, em Camboriú, está rolando dentro de um trailer, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que agora virou postinho de saúde. O veículo comprado para ser uma unidade móvel virou um local fixo para atendimento do povão.
Moradores reclamam da situação, já que o trailer estava todo torto e as pessoas tem que aguardar a consulta no lado de fora, faça chuva ou faça sol.
A nova secretária de Saúde, Cristiano Olegário Bettoni, informou que esta semana o trailer será retirado do pátio da antiga UPA. “As duas cadeiras odontológicas do posto chegaram e em 30 dias serão instaladas”, informou Cristiane.
Enquanto as cadeiras não estão em funcionamento, os pacientes do bairro qserão atendidos no posto do Caic. “Daqui a 30 dias, as consultas retornam para o atendimento no postinho”, informou.

Faltou médico e vacina
Outra denúncia envolvendo o posto conta que no dia 1º de abril um aviso na porta informava que não tinha médico e nem vacinação.
Cristiane informou que o médico de plantão estava doente e, por isso, não fez os atendimentos previstos. A secretária informou que os outros médicos e enfermeiros estavam em capacitação no Dia da Tuberculose. “Foi um problema pontual, de lá para cá não chegaram reclamações de falta de médico ou vacinação até a gente”, diz Cristiane. FM n

UPA virou postinho
Desde o dia 1º de abril, a estrutura da UPA passou a funcionar como posto de saúde, com horário estendido até a meia-noite. O posto, além dos atendimentos da atenção básica, tem serviços de eletrocardiograma, coleta de preventivo e acupuntura.
A mudança rolou porque a estrutura da UPA não recebeu grana do governo federal para manter o local em funcionamento 24 horas.
A portaria 366, de 14 de março de 2016, publicada no Diário Oficial da União, revogou a Portaria nº 1.060/GM/MS, de 7 de maio de 2010, que habilita a UPA 24h, desobrigando o município a mantê-la aos moldes do Ministério da Saúde.
A secretária de saúde informou que todos os equipamentos comprados para a UPA, como móveis, raios-x e macas que ficaram encaixotados durante um longo tempo, agora já estão sendo utilizados no posto.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com