Home Notícias Quentinhas Consumidores podem registrar reclamações sem sair de casa

Consumidores podem registrar reclamações sem sair de casa

As festas de final do ano estimulam o aumento das vendas no comércio, mas, junto com o consumo, também sobem os índices de reclamação. Agora, o consumidor pode registrar reclamações sem sair de casa, a qualquer dia e qualquer horário, sem precisar enfrentar os transtornos da correria de final de ano. O portal consumidor.gov.br é uma plataforma pública, disponibilizada pelo Governo Federal em setembro, e monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) e pelos Procons.

O consumidor deve, primeiramente, cadastrar-se no site e, em seguida, verificar se a empresa que deseja reclamar está cadastrada. Registrada a reclamação, a empresa tem o prazo de até 10 dias para manifestar a resposta e a obrigação de solucionar os problemas apontados. O consumidor só precisará se dirigir ao Procon caso a resposta tenha sido insatisfatória.

O Procon de Balneário Camboriú estará fechado hoje. O atendimento volta ao normal nos dias 29 e 30 de dezembro e fecha nos dias 31 de dezembro, 1° e 2 de janeiro. Devido aos pontos facultativos, o Procon orienta os consumidores para que utilizem o portal do Consumidor para registrar as reclamações e terem seus problemas solucionados em até 10 dias, mesmo durante as festividades.

O fiscal de Relações de Consumo do Procon, Lucas Pereira Castro, explica que o site é muito importante, embora não substitua o atendimento realizado pelos Procons. “Essa é uma ferramenta acessível e sem burocracia, onde o consumidor pode resolver seus problemas de forma rápida e garantir os seus direitos”, ressalta. Castro ainda acrescenta que, no portal, o consumidor pode acessar dados sobre o comportamento das empresas no mercado de consumo. “Isso influencia diretamente no seu poder de escolha”, destaca. 

O portal pode ser acessado pelo link: consumidor.gov.br. O serviço é disponibilizado 24 horas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com