Home Notícias Quentinhas Conheça os novos vereadores de Balneário Camboriú

Conheça os novos vereadores de Balneário Camboriú

Para sociólogo político, mudança de nomes e aumento de parlamentares não representa renovação, nem maior diversidade. A partir de janeiro, serão 19 parlamentares

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú vai ficar mais cheia em 2017. Serão 19 parlamentares para representar a população e fiscalizar o Executivo. Apesar do aumento, pouca coisa vai mudar. Apenas sete nomes são novos no Legislativo – outros dois já ocuparam o cargo e o restante se reelegeu.
Para o sociólogo político e pesquisador, Sérgio Saturnino, haverá pouca renovação. De acordo com ele, ao longo dos anos entrou vereador e saiu vereador, mas nunca ocorreu uma mudança de comportamento político, social ou de valores. “Continuam com salários altos, aumentando cadeiras, com mais assessores e usando de benefícios como carros e viagens. É a mesma forma de se fazer, não há mudança política”, critica.
O pesquisador acredita que o prefeito eleito Fabrício Oliveira (PSB) também não terá oposição na Câmara. “Não tem nada de patrimônio ideológico, vemos sempre apoio em troca de cargos e formação de maioria em troca de vantagens. Isso se repete”, afirma o estudioso, que é crítico ferrenho do presidencialismo.
Conforme Sérgio, é necessária uma reforma política capaz de dar condições para a população ser mais envolvida nas decisões do Legislativo e Executivo. “No presidencialismo a gente vota e tem que esperar os quatro anos. Esse regime não tem condições de sustentar o que queremos. O cidadão tem que ser o detentor do mandato, não pode ficar nas mãos exclusivas do gestor público, a gente precisa discutir isso”, opina.
Sérgio também é contra o aumento de vereadores e diz que o exemplo de Itajaí provou que isso não funciona: não traz mais qualidade, nem representatividade. “Itajaí aumentou o número e teve a pior legislatura na avaliação da população, com vários casos de corrupção”, observa. Por isso, segundo ele, as expectativas para os próximos anos são negativas. “Nada muda porque o comportamento é o mesmo. Só com a participação maior da população é que podemos esperar algo diferente”, completa.
O sociólogo diz que é possível ter surpresas boas com os novos vereadores, mas que as experiências anteriores não mostraram isso. “O sistema de organização da Câmara dificulta que os próprios vereadores possam provocar a renovação. Por exemplo, vamos ter mais vereadores, mas o tempo de sessão vai continuar o mesmo”, argumenta, explicando que dessa forma não é possível aprofundar os debates. “Eles não querem mudar, porque tem poder pra isso, mas até agora nada foi feito”, lasca.

Leonardo Piruka (PP)
Leonardo Piruka, 28 anos, foi o vereador mais votado. É formado em Direito e
Administração pública, trabalhou no conselho Tutelar por dois anos e foi diretor de Assistência à Juventude na secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social. Sua meta é a fiscalização do Executivo, principalmente por causa da mudança de governo.

Asinil Medeiros (PR)
Medeirinhos, como é conhecido, tem 52 anos, e é natural de Balneário. Antes de entrar para a vida política, foi gerente de restaurante, garçom e comerciante, além de ter trabalhado por alguns anos no próprio negócio. Este será o terceiro mandato como vereador e promete continuar os trabalhos nas áreas da saúde e obras.

Arlindo Cruz (PMDB)
Arlindo Cruz, 59 anos, já foi suplente e depois eleito vereador em 2013, mas se afastou da Câmara para ocupar os cargos de diretor e secretário de Obras. É membro fundador da igreja Católica Santa Catarina de Alexandria e da associação de Moradores do bairro dos Estados, onde mora. Para o próximo mandato quer focar na saúde, segurança e no social.

Nilson Probst (PMDB)
Natural de Petrolândia, Nilson Probst tem 51 anos, é formado em Ciências Contábeis e Direito, com especialização em direito penal, processo penal, gestão de cidades e administração de trânsito. Trabalhou como policial Civil e foi secretário de Segurança Pública. Defende a segurança, aumento do efetivo da guarda e manutenção da gratuidade no Ruth Cardoso.

Roberto Souza Jr (PMDB)
Graduado em Direito e corretor de imóveis, Roberto Souza Junior, 35 anos, é natural de Alegre (ES). Já foi diretor da AMPE-BC, diretor de Cultura da Fundação Cultural de Balneário e vice-presidente do Parlaamfri. Está em seu segundo mandato e pretende continuar o trabalho na saúde, educação e na criação de um setor para atrair parcerias público-privadas.

Moacir da Antártica (PSDB)
Moacir Schmidt, mais conhecido como Moacir da Antártica, 71 anos, é natural de Getúlio Vargas (RS). Durante 14 anos trabalhou como supervisor de vendas da distribuidora de bebidas Antártica, em Balneário. Moacir vai para a sua quinta candidatura e pretende continuar seu trabalho nas áreas da saúde, educação e meio ambiente.

Marcelo Achutti (PP)
Marcelo Achutti, 37 anos, é natural de Itajaí e ocupou diversos cargos públicos na prefeitura de Balneário. Foi diretor da Emasa, secretário de Administração, gestor do Fundo Municipal de Saúde, secretário de Articular Governamental e líder do governo. Quer reforçar a cobrança estadual para o custeio do Ruth Cardoso e ampliação dos serviços de segurança.

André Meirinho (PP)
Natural de Concórdia, André Furlan Meirinho, 33 anos, é formado em Administração com habilitação em marketing e mestrado em planejamento territorial e desenvolvimento sócio ambiental. Ocupou os cargos de diretor administrativo financeiro da Fundação Municipal de Esportes e foi secretário da Fazenda. Como vereador pretende focar na sustentabilidade.

Bola (PSDB)
Aldemar Pereira, 55 anos, tem formação técnica em transações imobiliárias e contabilidade, além de superior incompleto em Ciências Econômicas. Atua como corretor de imóveis e já foi vereador outras duas vezes, além de suplente de deputado federal e vice-prefeito na gestão de Rubens Spernau. Sua principal bandeira é a saúde, com foco na atuação do Hospital Ruth Cardoso.

Lucas Gotardo (PSB)
Lucas é o vereador mais jovem desta legislatura. Com 27 anos, ele está cursando Administração pública na Udesc, trabalha como guarda-vidas civil em Balneário e sempre participou de movimentos estudantis. Entre as suas principais propostas está o fortalecimento dos guarda-vidas, a implantação do projeto Bike Socorrista e a criação do bombeiro comunitário, além de incentivar os esportes.

Gelson Rodrigues (PSB)
Gelson José Rodrigues, 40 anos, é formado em Direito com pós-graduação em Direito empresarial. Ele atua há 20 anos como advogado e esta é sua primeira candidatura. Suas principais bandeiras serão a saúde, principalmente pela ampliação do hospital Ruth Cardoso, a criação do Remédio em casa, e na segurança pública ele quer instalar postos da guarda Municipal nos bairros.

Pedro Francez (PR)
Natural de Camboriú, Pedro Francez, 56 anos, é filho de agricultores, trabalhou na construção e foi empresário do ramo madeireiro. Já foi presidente do Lions Clube Balneário Camboriú Centro e fundou o Grupo de Jovens Emaús. Em 2012, foi eleito vereador e para a próxima legislatura quer continuar defendendo a juventude e os idosos, além de questões de segurança e saúde.

David La Barrica (PSB)
David Fernandes, 36 anos, é conhecido como David La Barrica por causa da pizzaria da família, onde trabalha há quase 20 anos. Antes, David foi jogador de futebol no time do Coritiba por quatro anos. Como vereador ele quer trabalhar para fortalecer o turismo do município durante todo o ano, explorando as belezas naturais, além de incentivar o esporte.

Omar Tomalih (PSB)
Omar Mohamad Ali Tomalih tem 43 anos é formado em Direito. Empresário do ramo de confecções, está em seu primeiro mandato como vereador. Natural de Uruguaiana (RS), mudou-se para Balneário em 2009. Pretende atuar com ênfase nas áreas da saúde e economia, buscando novas matrizes econômicas e um calendário de eventos para o município.

Marquinho (PMDB)
Prestes a assumir o terceiro mandato como vereador, Marcos Augusto Kurtz, 50 anos, é formado em Direito pela Univali e natural de Balneário. Já foi presidente do Conselho Tutelar e superintendente da fundação Municipal de Esportes. Por isso, defende melhorias nas áreas da infância, adolescência e do esporte. Quer mais bases da guarda municipal nos bairros.

Juliethe Nitz (PR)
Única mulher eleita, Juliethe Pereira Nitz é natural de Balneário e atua como advogada, corretora de imóveis e conciliadora familiar. Envolvida em ações sociais, já presidiu o Núcleo Assistencial Humberto de Campos, além de ter integrado diversos conselhos da cidade. Defende a valorização da família e os direitos da mulher, do idoso e da juventude.

Joceli Nazari (PPS)
Joceli Carlos Nazari, 41 anos, é natural de São Domingos (SC), mas reside em Balneário desde 1991. Formado em Administração Hospitalar, atua em uma cooperativa médica da cidade. Também trabalhou como diretor administrativo do antigo Hospital Santa Inês. A bandeira é a saúde, além de defender a despoluição do canal do Marambaia e do Rio das Ostras, bem como a ampliação da escola integral.

Elizeu Pereira (PMDB)
Aos 48 anos, Elizeu Pereira vai para seu segundo mandato como vereador. Atua há muitos anos na área de eventos e também no comércio na orla da praia Balneário. Já presidiu a associação dos moradores do Nova Esperança e assumiu diversos cargos públicos, como diretor e secretário de Obras e Serviços Urbanos e subprefeito da região Sul. Em função disso, vai lutar por segurança, educação e saúde.

Patrick Machado (PDT)
Formado em Processos Gerenciais, Patrick Machado, 35 anos, assume em 2017 o seu primeiro mandato como vereador. Esta foi a primeira vez que se candidatou, mas está há 19 anos na política. Já foi coordenador da guarda Patrimonial do município e coordenador da guarda Municipal. Suas principais bandeiras são a segurança preventiva, a educação integral e fiscalização de todas as licitações da prefeitura.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com