Home Notícias Quentinhas Começa a temporada das convenções

Começa a temporada das convenções

Conheça os namoros e os casamentos já anunciados na política itajaiense

João Batista
geral@diarinho.com.br

Os principais partidos de Itajaí deixaram pra última semana do prazo determinado pela Justiça Eleitoral pra fazer as convenções partidárias. PMDB, PSDB, PT e PP escolhem seus candidatos e anunciam oficialmente os acordos para as coligações em encontros marcados entre os dias 1º e 5 de agosto.
Pela legislação eleitoral, as convenções devem ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Antes, era de 10 a 30 de junho. Hoje já tem partido pequeno se reunindo pra dizer oficialmente com quem vai se agarrar nessa eleição.
O dia 15 de agosto é a data final para solicitação de registro de candidatos ao Tribunal Regional Eleitoral. Depois disso, já fica liberada a propaganda eleitoral dos políticos.
No caso dos partidos não indicarem nas convenções o número máximo de candidatos para vereador, as vagas podem ser preenchidas até 30 dias antes das eleições.
Para cidades com mais de 100 mil eleitores, o partido ou coligação pode indicar até 150% do total de cadeiras do Legislativo. No caso de Itajaí, que tem 21 vereadores, o limite seria 31.

Progressistas batem o martelo na segunda-feira
Os progressistas fazem seu encontro às 19h30 da segunda-feira da semana que vem, 1º de agosto. A convenção vai acontecer no antigo Salão do Juca, na rua Indaial, bairro São João.
De acordo com Tarcísio Zanelatto, presidente municipal do partido, também secretário municipal de Obras, o partido ainda tá aberto a discussões com outras siglas. PSB, PSD e PRP são grupos com acerto mais encaminhado, embora outros ainda possam terminar compondo a coligação. O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama, ex-presidente da OAB de Itajaí, é o pré-candidato do PP para prefeito.

Tucanos farão convenção com outros partidos
Os tucanos também marcaram a convenção pra segunda-feira, conforme informou Cícero Zucco, presidente da legenda em Itajaí.. A reunião será na Sociedade da Vila, a partir das 19h45.
Junto, os partidos que estariam alinhados com o PSDB também se reúnem para fechar a coligação. Entre eles o Solidariedade, DEM, PTB, PRB, PCdoB, PTC, PSL, PSC e PTN.
PDT e PPS ainda tão sendo bicados pelos tucanos, mas o acerto mais perto de acontecer seria com o PR.
Osvaldo Mafra (Solidariedade) é o pré-candidato a vice de Anna Carolina Martins, pré-candidata à prefeitura pelo PSDB. A Rede, que apoia a vereadora, faz convenção nesta quinta.

PMDB deixa pra última hora de olho no PDT e no PR
O PMDB, partido de Volnei Morastoni, pré-candidato a prefeito, se reúne às 19h30 do dia 5 de Agosto na Sociedade Cultural Tiradentes, no bairro São João.
Gaspar Laus, presidente do partido, diz que as coligações com outros partidos serão fechadas só na semana que vem. Mas revela que a sigla tá perto de se juntar com o PDT e o PR. Dos republicanos sairia o nome do vice para a chapa encabeçada Volnei Morastoni.
O PMDB, que tem 24 pré-candidatos a vereador, ainda mantém conversas com PPS, DEM e PV, segundo ainda Gaspar Laus.

PT ainda aposta em Décio Lima como pré-candidato
A convenção petista também acontece no dia 5, mas ainda não tem local e horário confirmados. Numa reunião na segunda-feira desta semana, os filiados decidiram interromper de forma as conversações para aliança com o PSDB e o Solidariedade. Também vetaram coligação com o PMDB.
Com isso, o PT pretende intensificar diálogos com PP, PSD e PDT para fechar as alianças até a convenção.
O grande nome do partido dos Trabalhadores como pré-candidato a prefeito ainda é o do deputado federal Décio Lima.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com