Home Notícias Quentinhas Campus do Ifsc será inaugurado hoje

Campus do Ifsc será inaugurado hoje

Escola totalmente grátis vai abrigar até 1,2 mil alunos

O campus do instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) de Itajaí será inaugurado hoje, às 19h30. O centro de estudos fica na avenida Vereador Abrahão João Francisco, a popular contorno Sul, ao lado da câmara de Vereadores. As instalações já tão funcionando e os estudantes já deixaram o predinho alugado na rua Tijucas.
A reitora do Ifsc, Maria Clara Kaschny Schneider, conta que este é um momento especial por causa dos vários problemas que a obra passou. “Brigamos muito para ter o direito de construir esse campus. Como disse para o juiz nas muitas vezes que fomos à Justiça Federal, uma empresa não pode ganhar de uma escola,” desabafa.
Ela acrescenta que este é o início de uma nova fase para o desenvolvimento de Itajaí e cidades vizinhas. “Itajaí merece um campus forte e atuante para mudar a realidade social da região,” completa Maria.
O Ifsc peixeiro tem três blocos de três andares e uma área construída de seis mil metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas administrativas, auditório e cantina, estacionamento e bicicletário. Com o novo espaço, a capacidade de atendimento de alunos sobe de 400 para 1,2 mil.
O campus funcionou provisoriamente, desde 2010, em um prédio alugado na rua Tijucas, no centro da cidade. No início de 2014, o curso de Eletroeletrônica foi transferido para outro prédio alugado, na avenida Marcos Konder. Atualmente o Ifsc oferece os cursos técnicos em Aquicultura, Eletroeletrônica, Mecânica e Pesca, o curso de especialização em Ciências Marinhas aplicadas ao Ensino e cursos de qualificação por meio do Pronatec. No segundo semestre de 2015 terá início o curso de Engenharia Elétrica, primeira graduação oferecida pelo instituto em Itajaí.

Obra difícil
A construção do campus se arrasta desde 2008, quando foi lançado o edital de concorrência para a construção do então centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
A empresa contratada, a construtora Costa Azul, não cumpriu o prazo de entrega da obra e foi multada em R$ 580 mil. Ela entrou na Justiça contra o Ifsc pedindo a suspensão da aplicação da multa.
A obra ficou paralisada de novembro de 2010 a maio de 2012, quando o instituto ensaiou realizar uma nova licitação para contratação de outra empresa.
Só que a Costa Azul conseguiu uma liminar que impediu a abertura da licitação. O caso se estendeu até setembro de 2013, quando uma decisão judicial suspendeu a liminar que impedia a contratação de outra empresa. Em novembro do mesmo ano o novo pregão escolheu a Concretil Construções Ltda. No dia 20 de março de 2014 foi assinado o contrato para conclusão da obra.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com