Home Notícias Quentinhas Até breve, velejadores!

Até breve, velejadores!

Os seis veleiros seguiram para Newport, nos Estados Unidos. Até ontem à noite, Alvimedica liderava

Mar mexido e ventos fracos marcaram a despedida dos veleiros da Volvo Ocean Race em Itajaí. Um a um, os gigantes foram deixando a Vila da Regata rumo ao canal do rio Itajaí-açu. Com muito entusiasmo dos itajaienses que se acomodavam pelo caminho dos molhes, quem puxou a fila para a despedida foi o SCA. Junto com o MAPFRE, de Bochecha, as meninas conseguiram conquistar a torcida peixeira, que foi considerada pelos organizadores como a mais calorosa até agora. O mesmo não pode ser dito dos ventos, que testaram a experiência e paciência dos velejadores.
Surpreendentemente, as condições para uma boa velejada pioraram muito desde sexta-feira. São Pedro decidiu desligar o ventilador e deixou um baita desafio para as equipes: velejar com merrecas. O vento de três quilômetros por hora deu início à viagem até Newport, nos Estados Unidos. A liderança, até o fechamento desta edição, era do Alvimedica, com o MAPFRE bem pertinho na segunda posição. Abu Dhabi, SCA, Brunel e Dongfeng seguiam um pouco mais atrás.
Algumas personalidades marcaram presença. A bonitona Ellen Jabour pulou no mar, o famoso jump over, do veleiro da SCA. Outro famoso presente foi o ex-zagueiro Márcio Santos, tetracampeão com o Brasil em 1994. O ex-craque da seleção foi convidado pelo Dongfeng para dar o tradicional pulo no mar e agradeceu a oportunidade. “Eles escolhem uma pessoa em cada país para participar dessa tradição que é pular do barco. Eu sempre tive carinho pela China, inclusive joguei lá em 2002. A regata é muito importante para a cidade, é um privilégio poder participar qui em Itajaí”, disse o ex-jogador, que mora na Maravilha do Atlântico.
Márcio Santos conheceu a vila da Regata no último dia de funcionamento. Apesar do tempo nublado, milhares de pessoas foram ver de perto os corajosos velejadores que encaram meses em clima hostil no mar. Longe da família, eles formam parcerias com seus colegas de tripulação durante as longas viagens. Segundo o repórter a bordo do Abu Dhabi, uma de suas ocupações dentro do veleiro é ser o conselheiro e ouvinte dos velejadores. “Os rapazes me procuram para contar os seus problemas. Falam muito também sobre a saudade dos filhos e da esposa, e eu os ouço atentamente. Aqui eu sou fotógrafo, repórter, editor e psicólogo de plantão”, brincou o carismático Matt Knighton.

Zarparam do píer
Ao meio dia os velejadores deram a última caminhada em solo peixeiro, rumo aos veleiros. Companheiro de Knighton no Abu Dhabi, o navegador Simon Fischer se despedia emocionado das filhas, que sabiam do desafio que o pai enfrentaria novamente. Um a um, os gigantes foram deixando o canal do rio Itajaí-açu para a largada da sexta etapa. Infelizmente, as condições do mar e o vento fizeram os times aguardar uma hora e seis minutos até partirem.

Sem vento, Brunel vence regata interna
A In-Port Race foi uma prévia do que seriam as condições de vento para a grande largada de domingo. A calmaria colocou os participantes da Volvo Ocean Race em uma prova de fogo. Com diversas mudanças na ponta, um cenário cômico marcou o final da prova. Quase parados, Dongfeng e Abu Dhabi tentavam pegar uma brisa na tentativa de cruzar a linha de chegada. Na terceira posição, o Brunel conseguiu bom impulso e para o espanto de todos ganhou a prova. Depois disso, a equipe chinesa e o time árabe ainda duelaram pelo segundo lugar, que ficou com os comandados de Ian Walker. Acompanhada do capitão do penta, Cafu, a equipe diz que chegou na segunda posição para homenagear o convidado, eterno camisa dois da amarelinha. Os pontos conquistados com a regata In-Port só são válidos para critério de desempate na classificação geral.

PONTUAÇÃO GERAL
1 Abu Dhabi 9
2 Dongfeng 16
3 Brunel 18
4 Alvimedica 19
5 MAPFRE 20
6 SCA 29
7 Vestas 44

PONTUAÇÃO IN-PORT RACE
1 Brunel 15
2 Abu Dhabi 16
3 SCA 20
4 Dongfeng 21
5 Alvimedica 26
6 MAPFRE 30
7 Vestas 44

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com