Home Notícias Quentinhas A city que mais cresce em população preparou festa hoje

A city que mais cresce em população preparou festa hoje

Aniversário terá bolo, show ao vivo e serviços digrátis pro povão da Capital do Ultraleve

Itapema multiplica-se de um ano para outro. Em 2014, o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou um crescimento populacional de 20,1% em quatro anos, resultado que coloca a cidade praiana como campeã dessa modalidade no ranking estadual. Até a última contagem, havia 55 mil habitantes ocupando a orla valorizadíssima e, por falta de mais espaço, o interior se expande e revela belezas até pouco tempo conhecidas por poucos, mas com problemas de infraestrutura por resolver ainda.
Historicamente, a região conhecida como Tapera e que mudou de nome no início do século 20 – Itapema significa pedra dos pássaros, em tupi – fazia parte de Camboriú e de Porto Belo. A emancipação só veio no dia 21 de abril de 1962.
O rápido crescimento está apagando as tradições de origem açoriana. Em 1999, por exemplo, encontrava-se cerca de 10 engenhos de farinha nos arredores de Itapema. Atualmente só há um. Mesmo correndo o risco de um dia desaparecer totalmente, há lugares, como na localidade de Sertão do Trombudo, onde o visitante encontra ainda o ar puro, trilhas, pesque-pague e vida no ritmo sereno das pequenas comunidades.

Atrativos para todos
Chega-se facilmente a Itapema. Difícil é ir embora. A chamada “Capital do Ultraleve” triplica de população durante a temporada de verão, feriados prolongados e férias de inverno. O espetáculo maior é o mar, que banha a orla numa extensão de 14 quilômetros.
Itapema oferece focos de interesse para todos os perfis de turistas. Quem busca tranquilidade na natureza encontra na praia Grossa e no costão os lugares perfeitos. No canto da Praia, reduto de pescadores, as águas mansas e a impressão de vida simples temperada com a gostosa gastronomia à base de frutos do mar são atrativos para as famílias em busca de diversão tranquila.
Surfistas elegem a praia da Ilhota como point, enquanto a praia Central é destino de apreciadores de festas e shows. A Meia Praia, encantadora pela acessibilidade, segurança e lazer no seu parque-calçadão, deslumbra pelos deques em madeira de reflorestamento, passeio público, ciclovia, rampas e escadas de acesso à praia, bancos feitos de materiais 100% reciclados, postos salva-vidas, duchas, academia popular e internet gratuita.
Nada como uma voltinha no mercado público de uma cidade para conhecer os hábitos de seus moradores. O novo mercado itapemense vende mais do que peixes, verduras, artesanato e comidas: é um espaço cultural para apresentações e cursos como balé, jazz, dança do ventre, pintura e desenho, entre outras opções.
Se der sorte, o turista pode encontrar uma noiva posando sobre a ponte dos Suspiros, cartão postal de Itapema, no encontro do rio Bela Cruz com o mar. Se preferir ir mais longe, a 10 quilômetros do centro, o morro da Gurita é indicado para quem gosta de passeios no meio da natureza. São 200 metros de altura com várias trilhas para caminhadas.

Tá, e o aniversário? Programe-se
Sim, Itapema celebra hoje 53 anos. O parabéns será às 18h30, na praça da Paz, ao som da banda Degradê. O bolo de 53 metros vai ser distribuído pro povão. Logo depois, às 20h30, rola o show com Nego Joe e participação especial de Alexandre Pires. Antes, às 9h, tem inauguração do campo do Morretes, com um torneio de abertura. O local fica na rua 434, Morretes.
Das 9h às 15h, acontece o Dia D: Itapema para o bem das pessoas. São serviços e prestação de atendimento sobre bolsa-família, emprego, Procon, doenças como diabetes, entrega de mudas de plantas, confecção de documentos e feira de produtos orgânicos.
A partir das 14h, será a vez das atrações, com o coral adulto do município, o coral infantil Grupo Vivaz, além da turma de balé infantil, do grupo de dança Lins Dance e da Escola de Música, os Tropeiros do Litoral e o Grupo de Boi de Mamão que também se apresentarão. Ainda serão escolhidas a rainha e as princesas da festa das Raízes 2015, e haverá entrega da premiação dos concursos de cartões postais, poesias e obras de arte.
Às 17h30, será o momento de agradecer por tantas graças recebidas. Um culto ecumênico será celebrado na praça da Paz. A programação prossegue até o fim do mês, com o concurso da miss Itapema (dia 23), 2ª festa das Raízes (de 24 a 26), maratona e passeio ciclístico (26) e festa Zumba Empresarial (30).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com