Home Notícias Quentinhas “Uma grande festa no mar”

“Uma grande festa no mar”

Christophe Vieux, diretor-geral do Le Salon Grand Pavois, confirma pra novembro a feira náutica francesa em Itajaí

Mariângela Franco
mariangela@diarinho.com.br

A parceria da prefeitura de Itajaí com a direção da empresa francesa dirigida por Christophe Vieux finalmente fechou a data para a realização da feira náutica internacional no Centreventos. A primeira edição de Le Salon Itajaí vai rolar junto com a Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, de 5 a 10 de novembro, um ano depois do primeiro anúncio da atração para a largada da regata Velas Latinoamérica, em fevereiro deste ano. Por motivos diversos, entre eles o conflito de datas com o Miami Boat Show, o maior do mundo, e a falta de uma marina no local, o evento foi adiado.
O maioral do Grand Pavois Organisation esteve em Itajaí até ontem, dia 18, reafirmando os acordos para o que ele chamou de “grande festa no mar”. Jeanine Périé, diretora da Brasil Ocean Consultoria, empresa brasileira parceira na execução da feira, representa o francês nesses preparativos e contatos.
Falando um português fluente, quase sem sotaque, Christophe mostrou-se entusiasmado com o potencial da cidade, especialmente depois de ter acompanhado a parada da Volvo Ocean Race, em abril de 2012. “Foi uma surpresa o sucesso popular da regata, tanto que voltei depois para conhecer melhor a cidade”, contou. Naquele mesmo ano, em setembro, o Brasil foi o homenageado no Grand Pavois, em La Rochelle, França. O ministério do Turismo brasileiro participou das atividades e aproveitou para fazer o convite de trazer a experiência adquirida em 40 edições para uma cidade do nosso litoral. Convite feito, convite aceito, e a escolha ficou entre Itajaí e Recife/PE. Ganhamos nós.
Christophe não revelou o nome de nenhum estaleiro nacional ou estrangeiro que já tenha confirmado participação na feira peixeira, até porque as conversações estão recomeçando agora, mas garantiu que será um espetáculo de novidades, beleza e design náutico, tudo isso na faixa pro povão. O apoio da prefa, apesar de não ser financeiro, disse o francês, vai ser fundamental na logística da instalação. De acordo com ele, o dono da marina em construção ao lado do Centreventos prometeu que uma parte da estrutura fica pronta a tempo de abrigar os barcões da mostra. Dali também sairão os passeios e test drives com os modelitos em exposição.
Mas o Le Salon não será um espaço apenas para o mercado náutico. O bambambã garantiu que o público vai ter mais atrações além de ver, fazer test drive ou comprar barcos. “Pra quem só quer se divertir, experimentar, conhecer, vai ser uma resposta agradável; vai poder comer especialidades da França, assistir a shows abertos, enfim, vai ser uma festa no mar”, reforçou.
Também parceiro do Le Salon Itajaí, o governo de Charente Maritime, departamento (estado) francês onde se realiza a feira original, trará uma comitiva de políticos e empresários da área náutica, interessados em conhecer, negociar e investir na região, haja vista a retração da economia europeia atualmente.

42º Grand Pavois de La Rochelle
Daqui a 90 dias começa a 42ª edição da feira em águas francesas. De 17 a 22 de setembro, o Port des Minimes vai bombar com o Salon Nautique International à Flot, ou, em bom português, Salão Náutico Internacional Flutuante. Criado em 1973, o Grand Pavois de La Rochelle já ultrapassou a marca dos 100 mil visitantes. Este ano, estão confirmados 700 barcos em exibição, sendo 300 nas vagas molhadas da marina. Mais de 700 expositores representando 30 países levarão o que há de mais interessante em esportes, lazer náutico, barcos, motores, acessórios e pesca, entre inúmeras atrações. É a quinta maior feira do mundo e a maior da Europa.
Christophe Vieux lembrou que a feira já fez uma tentativa de se firmar fora da França em três edições na China, de 2009 a 2011, mas os chineses bancaram os espertinhos e, depois que pegaram o jeito, não renovaram o contrato com o Grand Pavois. O diretor acredita que, por aqui, será diferente e a city peixeira vai seguir pelo mesmo caminho da feira-mãe. “Le Salon Itajaí vai permanecer e crescer”, declarou, convicto.
Inserir esse encontro no calendário da América do Sul, desenvolver a prática das atividades náuticas para todos e ficar atento às expectativas dos profissionais são os principais objetivos a serem conquistados no Brasil, diz o site do evento brazuca.

Serviço:
Le Salon Itajaí 2014

Período: de 5 a 10 de novembro
Local: Centreventos Itajaí
Endereço: avenida Ministro Victor Konder, 303 (Beira-rio)
Contato: Jeanine Périé, diretora da Brasil Ocean Consulting
Telefone: (48) 9961-8675

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com