Home Colunistas Universo do Trabalho Será que vale tudo em nome da carreira?

Será que vale tudo em nome da carreira?

Muitas pessoas já passaram por alguma situação em que se sentiram inseguras no trabalho. As razões são inúmeras, alguns por problemas financeiros que percebem que a empresa está passando, outros porque tiram férias e outra pessoa vem ficar no lugar, outros porque precisam afastar-se do trabalho por problemas de saúde e por aí vai a lista de motivos que causam insegurança.
É preciso estar atento e não deixar que esse sentimento tome conta do profissional. Várias pessoas diante da ameaça (muitas vezes irreal) acreditam que vale tudo para preservar seu emprego, sua carreira e sua posição e acabam passando por cima de outros colegas, contrariando seus costumes, moral e honestidade. A pessoa que toma tal atitude acaba por perceber que está tentando enganar a si própria quando tenta desfazer o trabalho do colega, falar mal, criar situações que não existiram ou até mesmo provocar uma demissão.
Quem tem esse tipo de conduta pode alcançar o que deseja, pode manter seu emprego ou até mesmo uma ascensão profissional, porém mais cedo ou mais tarde a verdade vem à tona e o resultado é muito pior, constrangedor e não adianta mais se arrepender.
O mais importante quando você se sentir inseguro no trabalho é procurar dar o melhor de si, destacar-se, diferenciar-se, mostrar que pode ser insubstituível ou pelo menos quase insubstituível. A melhor forma de garantir o emprego é manter um bom relacionamento com os colegas, com a chefia e fazer o seu trabalho da melhor forma possível, procurando corrigir as falhas e traçar novas estratégias.
Puxar o tapete do colega pode lhe dar o que você busca, mas certamente no futuro você irá colher os frutos do que plantou e, convenhamos, que não há de ser bons frutos, portanto, acredite na sua capacidade de vencer, busque crescimento, conhecimento, destaque-se pela sua competência e não pela falta de honestidade e valores morais.

Universo do Trabalho
Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288 - taisapsico@gmail.com - facebook.com/psicologataisa
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com