Isolado da equipe

Chegou o momento em que você começou a reparar que está sendo isolado da sua equipe de trabalho? Percebe que as pessoas conversam, combinam atividades fora do expediente e você não faz mais parte (ou nunca fez) do grupo? Não é convidado, não participa? O que será que está acontecendo? Será que com o corre corre do dia-a-dia você não percebeu, mas mudou? E só agora que está sendo evitado pelos colegas é que está percebendo que algo não está como antes?
Se você está insatisfeito com esta situação, é hora de parar e procurar avaliar o que está acontecendo. Comece fazendo um retrospecto da sua vida nos últimos dias, semanas, meses, ano. Procure avaliar o que mudou, desde quando percebe que está isolado da equipe. Tem tido comportamentos grosseiros, frios ou mesmo isolados? Como era e como está seu relacionamento com os colegas de trabalho? Como tem se sentido? Não será você que está se isolando?
Procure verificar, pensar como tem respondido aos cumprimentos dos colegas (se é que tem respondido). Não precisamos estar sempre de excelente humor, mas devemos sempre ser educados e cordiais. E você tem cumprimentado seus colegas? Será que você espera sempre que os outros lhe cumprimentem e nunca toma a iniciativa de dizer: “bom dia, tudo bem”?
Você tem estado disponível para ajudar seus colegas e pedir ajuda deles quando necessário? Usar a correria como desculpa não adianta, pois cinco minutos para ajudar um colega não irão fazer tanta diferença no seu trabalho, além do mais, muitas vezes ele pode lhe ajudar e tornar seu trabalho menos corrido, penoso e difícil.
Respeite seus colegas, a maneira como eles agem, trabalham, organizam seu ambiente de trabalho. Saiba ouvi-los, não acredite ser o dono da verdade sempre.
Saiba ouvir e respeitar as diferenças, somos todos diferentes com gostos, preferências diferentes e isso no ambiente de trabalho pode ser extremamente positivo, mas para isso é necessário que todos saibam se respeitar.

Dicas para quem está 
começando numa nova equipe

• Seja sempre cordial;
• Cumprimente sempre, mesmo que não esteja de bom humor;
• Esteja aberto para conversar e ouvir o que a equipe tem a dizer;
• Seja prestativo;
• Busque sempre manter um bom relacionamento com todos os membros;
– Não se isole;
• Procure participar dos eventos e encontros.

Universo do Trabalho
Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288 - taisapsico@gmail.com - facebook.com/psicologataisa
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com