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Bom relacionamento interpessoal e motivação

A motivação é fator fundamental para o bom desempenho e sucesso de um profissional. É ela que faz com que você aja, crie e vá em direção a seus objetivos e aos objetivos da empresa. Sendo assim, para que uma empresa cresça e prospere ela precisa de colaboradores motivados e dispostos a lutar pelos objetivos da empresa.
Para tanto, é fundamental que o ambiente de trabalho seja agradável, um ambiente no qual os colaboradores sintam-se à vontade, valorizados e reconhecidos, além é claro, de oferecer condições de trabalho.
Algumas empresas acreditam que proporcionar bons equipamentos, boas instalações, benefícios e bom salário é o necessário para ter bons profissionais atuando, no entanto, cada vez mais as pessoas têm dado importância e valorizado um ambiente de trabalho agradável, em que as pessoas se relacionem bem, sejam respeitosas e trabalhem em equipe.
Empresas que ainda mantém esse pensamento até conseguem ter em seu quadro funcional bons profissionais, mas com certeza profissionais que não estão motivados ou pelo menos não estão dando o melhor de si e que certamente mudarão de emprego tão logo surja uma nova oportunidade.
As pessoas passam a maior parte do tempo no trabalho e, portanto, é natural que desejem que esse ambiente seja bom, traga benefícios e bem estar. Imagine você trabalhando num local onde não há cooperativismo, onde as pessoas não conversam ou se tratam com indiferença ou grosseria.Conseguiu? Certamente essa imagem não é o que você busca para sua vida.
Talvez os empresários estejam pensando: “e como eu faço para que minha empresa seja um ambiente agradável? Não depende de mim”. Eu diria que depende 70% de você sim!
Para haver um clima agradável você deve começar dando o exemplo, deixando claro as coisas que valoriza, estando disponível para conversar e ouvir seus colaboradores, valorizando o trabalho em equipe, incentivando que as pessoas se relacionem bem, sejam respeitosas umas com as outras, independente da posição que ocupam.
Comece fazendo uma auto reflexão de como você se relaciona com seus subordinados, desde os gerentes até a auxiliar de serviços gerais, verifique onde pode estar errando e corrija seus erros.
E você enquanto profissional deve fazer a mesma reflexão. Será que você contribui para que haja um clima agradável na empresa? Reflita e corrija seus erros. Certamente você se sentirá melhor, estará mais motivado e conseguirá melhor desempenho.

Universo do Trabalho
Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288 - taisapsico@gmail.com - facebook.com/psicologataisa
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