Atitude é tudo

Chegar atrasado, faltar à aula, não entregar trabalhos no prazo determinado, sair mais cedo são comportamentos que, muitas vezes, acompanham os jovens quando eles ingressam no mercado de trabalho. Esse comportamento em muitos casos é exagerado já no ambiente universitário e totalmente inaceitável no ambiente de trabalho.
Muitas pessoas desconhecem regras básicas de comportamento e relacionamento no ambiente de trabalho e acabam sendo penalizadas por isso. É preciso estar atento a essas regras básicas. A primeira delas é mostrar comprometimento com a empresa, respeitando os horários de entrada e saída e otimizando o tempo de trabalho.
Outro aspecto relevante refere-se à sala ou mesa, deve estar organizada, e funcional para a execução do trabalho, pode ter um ou outro objeto pessoal, mas não vale transformá-la na sua sala de estar, como se estivesse em casa. Evite ter conversas pessoais no celular, no telefone da empresa ou em programas de mensagem instantânea.
A aparência física é também muito importante, desde o corte de cabelo, a cor do mesmo até a roupa utilizada para o trabalho. É inaceitável vestir roupas rasgadas, decotes exagerados, saias muito curtas, a não ser que você trabalhe em lojas de moda ou outros locais que permitam tais roupas.
A cor e corte do cabelo devem ser adequados ao ambiente também. Cores muito exageradas ou cabelos muito longos devem ser evitados.
Evite o uso de gírias, inclusive em e-mails, as abreviações que comumente são utilizadas com os colegas não podem ser utilizadas nos e-mails profissionais.
Assuma seus erros, conheça a hierarquia dentro da empresa e relacione-se bem com seus colegas e chefe (s).
Tomando esses cuidados as chances de manter o seu emprego e conseguir ascensão profissional são muito maiores!

Universo do Trabalho
Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288 - taisapsico@gmail.com - facebook.com/psicologataisa
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com