Home Colunistas Universo do Trabalho A importância 
da higiene pessoal

A importância 
da higiene pessoal

No ambiente de trabalho, os profissionais buscam e a lei exige determinados cuidados com a higiene e limpeza, visando qualidade de vida e saúde dos colaboradores. Até aí estamos falando da parte que a empresa precisa fornecer. O assunto se torna um pouco mais delicado, quando pensamos na higiene pessoal e mais delicado ainda, quando algum colaborador deixa a desejar nesse cuidado.
Pensando nisso, abaixo seguem algumas dicas que precisam ser consideradas, visando o bem-estar de todos, já que no trabalho divide-se entre banheiro, refeitório, cadeiras, a sala, o telefone com outras pessoas e estamos em constante contato pessoal.
Comecemos pelos cuidados básicos tais como manter a pele limpa, lavando as mãos com frequência, o rosto e tomando banho diariamente, em alguns casos até duas vezes ao dia, quando no verão se vai almoçar a pé, por exemplo, e ocorre suor.
Manter as unhas bem cortadas ou arrumadas é outro fator considerado fundamental, principalmente em algumas ocupações em que as mãos realmente sujam bastante. Nesses casos, abuse do uso do sabonete e do álcool em gel. No verão, as mulheres que utilizam sapatos abertos, devem ter cuidado também com os pés, tanto mantendo as unhas aparadas, como tendo o cuidado com o mau cheiro (chulé)!
Outro item por vezes pouco considerado, é a higiene dos dentes. Ao sair de casa de manhã é fundamental escovar os dentes, mas também é necessário ter a escova e creme dental para utilizar novamente após o almoço ou mesmo lanches ao longo do dia. Trabalhar ou ser atendido por alguém com mau hálito é extremamente desagradável e difícil de ser comentado. Você não vai querer ser o colega que tem esse mau hábito, vai?
Se faz necessário considerar também o cuidado com as roupas. Elas devem ser trocadas e lavadas diariamente ou no máximo a cada dois dias quando se trabalha em ambiente refrigerado ou durante o inverno.
Dependendo da ocupação profissional, sugere-se até levar uma muda a mais para trocar durante o dia ou após o almoço, por exemplo, quando o trabalho exige esforço físico ou ocorre no sol ou mesmo quando se almoça em ambiente com cheiro forte ou se vai almoçar a pé, de bicicleta, fazendo com que mau cheiro se instale nas roupas.
Além da higiene das roupas, sempre fundamental lembrar do desodorante e aqueles que tem mais tendência ao mau cheiro nas axilas, devem ter sempre consigo para repassar ao longo do dia.
Manter os cabelos limpos, sem aspecto de oleosidade, penteados e ter o cuidado de averiguar com frequência a presença de caspa é outro fator fundamental para a aparência e higiene pessoal. No caso dos homens, ainda se faz necessário lembrar do cuidado com a barba, que deve estar bem-feita e aparada.
Esses cuidados são essências tanto para a imagem pessoal do profissional, como para manter um ambiente de trabalho saudável e adequado ao convívio com os demais! Esteja atento!

Universo do Trabalho
Taísa da Silva Cassol é psicóloga clínica e organizacional – CRP 12/06288 - taisapsico@gmail.com - facebook.com/psicologataisa
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com