Home Colunistas Coluna Fato&Comentário Saúde em Itajaí: uma História

Saúde em Itajaí: uma História

Já está circulando o livro “Uma História da Saúde em Itajaí”, de autoria do professor e mestre em saúde pública pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, o itajaiense Amauri Moraes dos Santos. Trata-se de uma valiosa obra, de leitura cativante, sobre tema inédito da história de Itajaí, lançada em dezembro do ano passado.
O autor, com grande competência, realizou ampla pesquisa histórica em arquivos, entrevistou pessoas e se utilizou de fotografias de época. São quatro capítulos que buscam discutir políticas públicas, instituições e atores envolvidos com a saúde da gente de Itajaí, desde 1824 até 1985. Quer dizer, desde a formação do aglomerado urbano, chegando à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
O primeiro capítulo é um rico relato das condições sanitárias dos primeiros moradores do Curato, depois Vila do Santíssimo Sacramento de Itajaí. Seus hábitos higiênicos, suas doenças, seus remédios, seus temores das epidemias e as incipientes políticas públicas, tantas vezes equivocadas, para combatê-las.
O capítulo seguinte discute as iniciativas republicanas que resultaram em ações governamentais de higiene e eugenia. Saúde e saneamento se tornaram pedras de toque da administração pública e as camadas mais pobres foram vistas como população de risco para endemias e epidemias. Daí precisar de tratamento emergencial. O ideal era limpar as cidades e purificar a raça.
A “Era Vargas” e até 1964, com iniciativas de medicina da Previdência Social, com atenção especial à saúde do trabalhador da cidade é o tema do terceiro capítulo. Por fim, o quarto capítulo trata do período do regime militar pós-1964, da criação do INPS, das primeiras ações do município de Itajaí no campo da saúde, que culminaram com a criação da atual Secretaria Municipal de Saúde.
Ler as 260 bem escritas páginas desse livro, compreender o processo evolutivo dessa política pública tão importante que é cuidar da saúde da população e conhecer quem e quais lugares se ocuparam desse cuidado na cidade de Itajaí é um aprendizado e uma emoção gratificante.
Por outro lado, nos dias de hoje, de temores de nova epidemia, será muito ilustrativo comparar, pela leitura do livro, como eram por aqui entendidas e combatidas as epidemias 200 atrás e agora, em tempos de coronavírus.

Já está circulando o livro “Uma História da Saúde em Itajaí”, de autoria do professor e mestre em saúde pública pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, o itajaiense Amauri Moraes dos Santos. Trata-se de uma valiosa obra, de leitura cativante, sobre tema inédito da história de Itajaí, lançada em dezembro do ano passado. O autor, com grande competência, realizou ampla pesqu[...]Assine o Diarinho
Conteúdo ilimitado do site por apenas
R$ 0,53 por dia no plano anual.
Se já possui cadastro ou é assinante faça o login
Acesso a 10 matérias por mês.
Faça o cadastro e tenha acesso a
10 matérias por mês.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com