Home Colunistas Por dentro da vela Nova Zelândia conquista America’s Cup

Nova Zelândia conquista America’s Cup

Olá, leitores do DIARINHO! Auckland, na Nova Zelândia, deve estar em festa uma hora dessas. A cidade amiga de Itajaí na Volvo Ocean Race – é de lá que os veleiros partem rumo à Stopover catarinense – respira vela e vela é sinônimo de America’s Cup.
A competição mais antiga do mundo – datada de 1851 – terminou nesta segunda-feira com a impressionante vitória do Emirates Team New Zealand. Eles conquistaram o título da 35ª America’s Cup, disputada na baía de Great Sound, nas Bermudas.
A equipe da Nova Zelândia derrotou o time dos Estados Unidos, que defendiam o bicampeonato. Comandado pelo campeão olímpico da Rio-2016 Peter Burling (ouro na classe 49er), o catamarã neozelandês teve sete vitórias contra uma dos norte-americanos liderados por Jimmy Spithill. Na verdade foram oito triunfos, mas como eles entraram nas finais com -1 o título veio um dia depois.
As regatas são disputadas barco contra barco, ou seja, quem chegar na frente é o vencedor. ‘’Estamos no topo do mundo,’’ disse Burling ainda na água celebrando com seus companheiros.
A Nova Zelândia retoma a Auld Mug – como é chamada a taça da competição esportiva mais antiga ainda em vigência. O último título dos ‘kiwis’ foi em 2000. Alinghi (Suíça) e o ORACLE (EUA) dominaram a America’s Cup desde então. Em 2013, a equipe vencia o duelo por 8 a 1, mas acabou levando a virada dos norte-americanos. Já escrevi aqui que foi uma das maiores viradas do esporte mundial.

Os kiwis estão vingados!!!!!!
A vela é a segunda modalidade com mais fãs no país da Oceania, perdendo apenas para o rugby. Alguém ouviu futebol? Como manda a regra, o detentor do título escolhe o local das regatas da próxima edição e o modelo de barcos. O Emirates Team New Zealand já está na final também…
E a Volvo Ocean Race segue em fase de preparação. São seis equipes confirmadas e muitas possibilidades entre os times. Pode ter mais brasileiro (a) na parada. Semana que vem conto o que está por vir.

Flávio Perez
Flávio Perez é jornalista esportivo e gestor de esportes.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com