TODAS AS CORES

O presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, pretende fazer o primeiro levantamento nacional sobre a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) do país.

DE PAR EM PAR
A questão não é incluída nos levantamentos da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio), a maior realizada pelo instituto depois do censo. O IBGE identifica apenas casais homoafetivos: quando a pessoa responde que vive com alguém, o entrevistador pergunta se é com pessoa do mesmo sexo.

DEVAGAR E SEMPRE
Rabello diz que pretende conversar com a área técnica do IBGE para saber qual é a viabilidade de se fazer o levantamento, e como as questões deveriam ser elaboradas para se chegar a um resultado próximo da realidade.

PRIVACIDADE
A demografia das orientações sexuais esbarra em obstáculos como o fato de parcelas das populações ainda relutarem em revelar esse tipo de informação.

SAI DE BAIXO
O governo do presidente Michel Temer se prepara para descer ao abismo no primeiro semestre de 2017, em que podem se juntar recessão e os efeitos da delação da empreiteira Odebrecht. Um assessor que despacha no Palácio do Planalto define com uma palavra o sentimento da equipe: medo.

HERMANA
Lula e Dilma devem se encontrar no fim desta semana com a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que vem ao Brasil pela primeira vez desde que deixou o cargo, em dezembro de 2015.

GIRL POWER
Na sexta (9), Cristina Kirchner participará de um debate com Dilma promovido pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, na Casa de Portugal de São Paulo. Esta é a segunda viagem dela ao exterior em um ano. A primeira foi em setembro, ao Equador.

DE MÃO ATADAS
O Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura, ligado ao Ministério da Justiça, está parado há cinco meses porque os membros ainda não foram nomeados pela Presidência da República. O mandato do integrantes do primeiro biênio do órgão terminou em julho. Na semana passada, entidades como o IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), a Conectas e a Human Rights Watch enviaram uma carta ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, cobrando a indicação.

EM ANDAMENTO
O Ministério da Justiça diz que tem feito esforços para retomar as atividades do comitê e que o “processo para a designação dos novos membros do colegiado está em tramitação para as providência finais da Casa Civil da Presidência da República”.

MINHA HISTÓRIA
Giselle Itié deu seu depoimento sobre um assédio que sofreu na infância para uma campanha de combate à violência contra a mulher. Ela gravou e dirigiu alguns dos vídeos, que foram intitulados “Nem Uma a Menos”, em referência a iniciativa semelhante de protesto que mobilizou mulheres argentinas e que se chamava “Ni Una Menos”.

NEM TÃO SIMPLES
O Sebrae está lançando um mutirão de renegociação em todo o país para que micro e pequenas empresas possam regularizar sua situação com o fisco.As empresas estabelecidas no Estado de São Paulo são as que mais estão atrasadas nos pagamentos tributários, com uma dívida que supera R$ 7,3 bilhões.

OLHA ELES
A “GQ” entregou na quinta (1º) o prêmio Men of the Year com festa no Copacabana Palace. Eleita pela revista a mulher do ano, a atriz Taís Araújo recebeu o troféu ao lado do marido, o ator Lázaro Ramos. Acompanhado da mulher, Vivianne Oliveira, o lutador de MMA José Aldo entregou o troféu da categoria cinema a José Loreto. O casal Cauã Reymond e Mariana Goldfarb, a apresentadora Gloria Maria e os atores Bruno Gagliasso e Gabriel Leone também passaram por lá.

A fotógrafa Fernanda Lenz abriu a exposição “Akasha – Rede de Olhares”, na Ímã Foto Galeria, com palestra do lama Michel Rinponche, mestre do budismo tibetano.
O monge Daniel Calmanowitz, o produtor musical Zé Ruivo e o artista plástico Jaider Esbell estiveram no evento, na quinta (1º)

Mônica Bergamo
Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com