ENTRE NÓS

A Argentina propôs nos bastidores do Mercosul que os diplomatas que representam seus países no bloco passem a responder coletivamente por ele, numa espécie de presidência compartilhada. O chanceler brasileiro, José Serra, concordou com a proposta. O Paraguai também.

SEM CABEÇA
A presidência compartilhada evitaria que o Mercosul seguisse acéfalo: com o fim do mandato do Uruguai, na semana passada, a Venezuela deveria assumir o cargo e até divulgou comunicado dizendo que estava fazendo isso de forma automática. Mas Brasil, Argentina e Paraguai não reconhecem o comando do país.

FALTA UM
A ideia de presidência compartilhada, no entanto, só seria viável se também o Uruguai aderisse a ela. E o país tem defendido que a Venezuela assuma o cargo.

NO CAMINHO
A proposta foi discutida por José Serra e representantes dos países vizinhos na semana passada, na posse do presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski.

COMPASSO DE ESPERA
O marqueteiro João Santana, solto ontem, estuda aderir à lei de repatriação de recursos que estão no exterior ao Brasil. Há, porém, um complicador: os valores reconhecidos têm que ser lícitos. E a Operação Lava Jato investiga justamente se o dinheiro que financiou o trabalho do jornalista nas campanhas do PT teve origem em propinas da Petrobras.

TUDO JUNTO
A Receita Federal, por sinal, esclareceu polêmica que contrapunha bancos a clientes que querem aderir à lei de repatriação de recursos. O órgão disse que o dinheiro até então escondido no exterior pode ser usado para o pagamento dos impostos devidos no Brasil. Até então os bancos diziam que isso não estava claro, e ofereciam empréstimos para que o débito fosse saldado.

TODAS SOMOS MARIA
O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais decidiu que todas as promotorias do país podem aplicar a Lei Maria da Penha, que completa 10 anos no domingo (7), a casos de agressões a mulheres transexuais e travestis que não fizeram cirurgia de mudança de sexo e não alteraram o nome ou sexo no documento civil.

TODAS SOMOS MARIA 2
A Justiça de SP e a do Acre já tinham tomado decisões no mesmo sentido. Na mais recente delas, na semana passada, o juiz Danniel Bomfim, de Rio Branco, entendeu que “o sexo biológico de nascimento (masculino) não impede que a vítima, cuja identidade sexual é feminina, seja reconhecida como mulher, sendo assim sujeita à proteção da Lei Maria da Penha”.

EU BRINCO SIM
Em seu perfil no Facebook, o humorista Danilo Gentili afirmou na semana passada que havia sido intimado a comparecer à Secretaria da Justiça de SP para explicar o uso de redes sociais para “brincar com os meus seguidores”. Ele comparou as perguntas do órgão aos “tempos de ditadura”. E não revelou o motivo da intimação.

CACHO
Gentili foi chamado a prestar depoimento por suspeita de crime de racismo. O processo, que está sob sigilo, analisa uma publicação em que o humorista ofereceu bananas a um internauta negro no Twitter, em 2012.

PALAVRA DE PAI
As críticas a Bruno Gagliasso por adotar uma menina do Malawi serão respondidas pelo ator numa campanha publicitária. “Se queria tanto um filho, deveria ter feito o dele” e “Com tanta criança precisando aqui, pra que adotar uma lá na África?”, dirá o ator, repetindo alguns dos comentários. Por fim, ele vai falar que “rótulos não definem o que é ser pai”, usando o mesmo mote dos anúncios de Junior Lima e Daniella Cicarelli para a Nextel.

A dupla Los Carpinteros, formada pelos artistas cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez, inaugurou no sábado (30) uma mostra no CCBB-SP. Alexandre Arrechea, que também expõe suas obras, esteve no evento. Passaram por lá Tadeu Figueiró e Fernando Spaziani, do CCBB, além da produtora Jennifer McLaughlin e do artista Alex Flemming

A atriz Beatriz Segall celebrou na sexta (29) seu aniversário de 90 anos. Passaram por sua casa os atores Odilon Wagner, Juca de Oliveira, Marcos Caruso e Herson Capri, que estava acompanhado da mulher, Susana Garcia. Também estiveram na festa a estilista Costanza Pascolato, o ex-ministro Celso Lafer e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mônica Bergamo
Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com