Home Colunistas Memórias & Fatos Associação empresarial de Itajaí: 90 anos

Associação empresarial de Itajaí: 90 anos

A Associação Empresarial de Itajaí, cujo nome antigo era Associação Comercial e Industrial de Itajaí, vem de completar 90 anos, fundada que foi no dia 28 de maio de 1929.
Em Itajaí, da segunda metade do século XIX para o século XX, surgiram os primeiros grandes negociantes, todos envolvidos com o comércio portuário. Mas foi com a República, a partir de 1889, segundo Caio Prado Júnior, que se rompeu como o modelo acanhado do negociante e eclodiu um novo modelo de “homem de negócios”, como indivíduo inteiramente voltado em suas atividades e atenções a empreender e gerar riquezas.
A ACII surgiu numa quadra social e econômica complexa da vida brasileira. Os trabalhadores se organizavam de modo mais efetivo na luta por seus direitos e a política e economia do Brasil entravam em crise, com o modelo econômico e oligárquico da Velha República se mostrando incompatível com o novo ritmo da sociedade brasileira.
Foi quando os homens de negócios da cidade compreenderam que chegara a hora de, juntos, defenderem os interesses de sua classe, fortalecendo o espírito de solidariedade entre eles e fazendo-se ouvir como classe unida na esfera pública. Uma associação dos homens de negócio foi qualificada pela imprensa da época como “utilíssimo grêmio”.
Na ocasião, chegara a ser proposta a inclusão de agricultores na associação; contudo, a ideia não recebeu acolhida, visto que comerciantes e industriais não viam nas atividades agrícolas o mesmo nível de empreendedorismo do comércio e da indústria.
Também fruto dos embates políticos daqueles tempos de acesas disputas políticas pré-Revolução de 1930, dois destacados líderes empresariais e adversários políticos disputaram a hegemonia dentro da Associação Comercial e Industrial de Itajaí que se fundara: Irineu Bornhausen e José Eugênio Müller.
Bornhausen e Müller provinham do mesmo grupo político – o Partido Republicano Catarinense. Mas Zé Müller se incompatibilizara com Marcos Konder, prefeito à época, e, consequentemente, com Irineu, que já fora ungido como sucessor de Konder na prefeitura, além de ser seu cunhado.
Desse embate resultou que nenhum dos dois, nem Irineu nem Zé Müller, tiveram condições de ser eleitos presidente da ACII e um terceiro e apolítico acabou escolhido primeiro presidente, Bonifácio Schmitt, diretor-presidente da Companhia Malburg.
Contudo, o verdadeiro organizador e consolidador da ACII foi o banqueiro Genésio Miranda Lins, que a presidiu de 1931 a 1967.
O associativismo empresarial fortaleceu o empreendedorismo de Itajaí e destacou a ACII como importante interlocutora dos e com os empresários na comunidade e poderes públicos. São, portanto, 90 anos de muito bons serviços ao desenvolvimento de Itajaí e à comunidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com