Home Colunistas Coluna Roberto Azevedo Bolsonaro tenta fazer de um 
limão uma limonada

Bolsonaro tenta fazer de um 
limão uma limonada

Bolsonaro tenta fazer de um 
limão uma limonada

Roberto Azevedo

Ter sido objeto de um panelaço em alguns dos maiores centros do país, enquanto fazia pronunciamento no rádio a última sexta (23), de longe não é o maior problema do presidente Jair Bolsonaro.
As agruras e recuos táticos em relação às queimadas na Amazônia, que viraram ações de governo com o envio de tropas das Forças Armadas para debelar incêndios no apoio a nove estados da região Norte, começam a pesar contra o governo.
Em pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Tranportes (CNT), encomendadas ao Instituto, realizada entre os dias 22 e 25 deste mês, em 137 municípios de 25 estados, com 2.002 entrevistas, o índice de desaprovação do desempenho pessoal do presidente aumentou para 53,7%, bem longe dos 28,2% em fevereiro, enquanto os que aprovam estão entre os 41% ouvidos.

Incomoda
Não é só a Amazônia que está no centro do descrédito de Bolsonaro, tampouco deixa de ser uma de suas maiores preocupações, pois no quesito avaliação do governo o lado negativo passou de 19% em fevereiro para 39,5% em agosto, enquanto o positivo diminuiu, de 38,9% em fevereiro para 29,4% agora.
O jeito de tratar alguns assuntos essenciais nas redes sociais, para sua claque sempre ativa e solidária, o distanciou da maior parte da população, nada que não possa ser revertido com propostas que, no mínimo, tragam o crescimento econômico, tão alardeado com a Reforma da Previdência, a futura Reforma Tributária e o novo Pacto Federativo.

Dinheiro aqui e acolá
Cá pra nós, o G7, reunido em Biarritz (França), acenar com cerca de R$ 90 milhões para o combate às queimadas em todos os países que possuem partes da floresta Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Suriname e o território ultramarino francês da Guiana) são migalhas, embora ajuda é algo que não se recuse.
Mais palpável é a proposta da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em pedir ao STF que R$ 1,2 bilhão, recuperados da corrupção e devolvidos a Petrobras, sejam utilizados na recuperação da floresta brasileira.

Em síntese
A Amazônia é uma riqueza só, que vai da biodiversidade – flora e fauna, que podem gerar produtos médicos e alimentícios – à extração sustentável de madeira e de infindáveis reservas minerais, portanto um patrimônio nacional que merece toda a atenção e sempre foi objeto de cobiça de outras nações.
Há ainda a questão do problema social de quem vive nas florestas e dos povos indígenas, tão importantes para o bioma quanto é a floresta para o clima do planeta, por isso não dá para dizer que irá relaxar fiscalização ou culpar ONGs e governos dos estados da região como responsáveis pela tragédia da queimada, sem enquadrar fazendeiros mal-intencionados, os mesmos que propuseram o “Agosto de Fogo” e serão investigados pela Polícia Federal.

Oásis
Quando o presidente Jair Bolsonaro quiser fugir dos problemas que o poder e os equívocos nas redes sociais propiciam, venha para Santa Catarina, o Estado que lhe dá o maior apoio nacional.
Isso não significa que, mais cedo ou mais tarde, a crítica cresça no território catarinense, certamente em função de que Bolsonaro tem criado as maiores crises do seu governo, uma espécie de autossuficiência em relação à oposição.

UM PEDIDO AO EXECUTIVO

O orçamento da Defensoria Pública do Estado e a reposição de servidores exonerados, boa parte porque passou em outro concurso e desistiu da função no órgão público, estiveram na pauta do encontro da defensora pública-geral, Ana Carolina Dihl Cavalin, e do secretário Douglas Borba (Casa Civil). Com ela estava o subdefensor público-geral, João Joffily Coutinho. A DPE atua no atendimento ao cidadão que, reconhecidamente, não tem como pagar um advogado para atuar em demandas judiciais, mas a falta de estrutura faz com que profissionais do direito sejam requisitados junto à OAB para compensar a ausência de defensores públicos em algumas regiões catarinenses.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com