Home Colunistas Coluna Existir e Resistir Festa de Nossa senhora do Rosário e Natal dos Negros

Festa de Nossa senhora do Rosário e Natal dos Negros

Festa de Nossa senhora do Rosário e Natal dos Negros
Os negros e negras trazidos da África e de outras províncias do Brasil, já estavam aqui em condição de escravos antes de Itajaí tornar-se vila em 1960 que, portanto, contribuíram para a construção da história, das riquezas materiais e imateriais da nossa sociedade.
A Setorial de Culturas Afro Brasileiras, traz para o desfile do Natal Encanto de Itajaí a Festa de Nossa Senhora do Rosário com seus reis e rainhas e o Natal dos Negros, que é uma manifestação da cultura afro brasileira onde suas origens remontam do século XVII e XVIII, de norte a sul do Brasil, com várias reinvenções.
Originalmente a festa traz na figura central uma disputa entre reis africanos recém convertidos ao cristianismo e que desejam fazer uma grande festa, cada um a seu modo a um padroeiro cristão.
A Festa em devoção à Nossa Senhora do Rosário e também Natal dos Negros, adotada pelas irmandades de negros, era também uma atividade cíclica que acontecia em várias regiões.
No caso específico da região de Itajaí, há relatos orais da festa em vários municípios, tendo Itajaí sua culminância, e atualmente ainda acontece no município de Piçarras.
No momento da festa os grupos se expressam através do canto, da dança, através do toque dos atabaques e berimbaus. Nela, todo negro e negra se colocava em pé de igualdade com os senhores e senhoras de escravos, quando coroavam seu rei e sua rainha, de forma que toda a comunidade afro descendente se colocava no mesmo nível dos demais membros da sociedade, fossem escravos ou não. Era o momento de demonstrar que também coroavam seus reis e rainhas e também era momento de expressar a sua cultura e cultuar o seu ser africano sem deixar de ser brasileiros.
Texto organizado pela Setorial de Cultura Afro, baseado nos relatos do Livro: Negros em Itajahy – Da invisibilidade à visibilidade: “Mais de 150 anos de história” de autoria dos professores José Bento Rosa da Silva e Moacir da Costa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com