Home Colunistas Coluna Histórias de Itajaí Itajaí: duzentos anos de história [parte 2]

Itajaí: duzentos anos de história [parte 2]

Museu Histórico poderia receber exposições sobre os 200 anos de história de Itajaí

Em diversas plataformas da internet, como e o caso do grupo ‘Itajaí de Antigamente’ no Facebook, tive oportunidade de defender a ideia de que Itajaí, a partir de 2020, deve promover comemoração dupla na Semana do Município. Deve comemorar os 160 anos de emancipação política, em relação à instalação do município no ano de 1860 e, também, os 200 anos de História, em referência ao pioneirismo de Antônio de Meneses Vasconcelos de Drummond na colonização do Vale do Itajaí, quando da implantação de uma colônia às margens do Rio Itajaí-Mirim, em 1820.
Entre os eventos possíveis de realização, durante a semana do município, visando comemorar a passagem do bicentenário da vinda de Antônio de Meneses Vasconcelos de Drummond a Itajaí elenco as seguintes sugestões:
1 – Mesa redonda temática: Vasconcelos de Drummond e a colonização do Vale do Itajaí.
2 – Edição especial do ‘Anuário de Itajaí’ abordando temática exclusiva sobre o bicentenário. A Fundação Genésio Miranda Lins deve convidar, ainda em 2019, escritores, historiadores e memorialistas a elaborarem textos sobre o tema da colonização.
3 – Concurso de redação na Rede Municipal de Educação sobre o tema: Drummond e a colonização do Vale do Itajaí.
4 – Concurso e festival de ‘contação de história’ sobre o tema. Promoção voltada aos profissionais de teatro envolvidos com projetos de contação de histórias nas escolas.
5 – Cursos de formação permanente para professores de História, Geografia e Língua Portuguesa, abordando o tema da colonização do Vale do Itajaí.
6 – Exposição temática nos museus de Itajaí [Museu Histórico – Palácio Marcos Konder – e, principalmente, Museu Etno-Arqueológico de Itajaí – Itaipava].
7 – Sessão oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – em Itajaí.
8 – Selo oficial do bicentenário confeccionado pela ECT.
9 – Sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – em Itajaí.
10 – Constituir a Câmara Setorial de História de Itajaí junto ao Conselho Municipal de Cultura.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com