Ruth Cardoso

O presidente da câmara de BC, fã da turma da Mônica, Omar Tomahlit (PSB), e a sua assessora, jornalista Kátia Santos, visitaram a choupana no finde

O prefeito pop star Fabrício Oliveira esteve no Hospital Ruth Cardoso, na sexta-feira Santa à noite, para dar uma bizolhada no atendimento do Pronto Socorro do hospital, que na semana anterior bombou.

Normalidade…
Na sexta estava normal, mas nessa “normalidade” houvemais de 500 acolhimentos e 14 partos, isso nas 24 horas que antecederam a visita. Na semana anterior, a busca por socorro chegou a mais de mil pessoas num dia só, uma loucura.

Demanda regional
O Hospital Ruth Cardoso vive uma situação complicada. É um hospital municipal, custeado por grana da prefa de Dubai brasileira, que se atendesse somente os moradores de Balneário, daria a esta população um atendimento 5 estrelas, digno de uma Dubai.

O drama
O problema é que atende municípios de toda região, o que mais do que dobra a demanda por atendimento. Aí vem o drama. Uma boa solução para a região, no entendimento desse humilde escriba, seria aumentar a estrutura de atendimento do Ruth para que ele pudesse fazer frente a esta demanda enorme.

Governo estadual
Mas para tal acontecer precisaria haver aporte do governo do Estado, e ajuda de custeio dos municípios que se servem da porta aberta do Ruth. Ou seja, não mais do que o justo. O problema é que essa ajuda nunca vem, mas os pacientes sim. Aos montes.

A nau dos insensatos
Pra complicar ainda mais, ao invés de haver reconhecimento ao importante trabalho que o Ruth presta à região, está cheio de “certas pessoas” que se aproveitam (dizem as bocas de lata, que até torcem) para que a demanda aumente ainda mais para ir para a internet fazer proselitismo político. Pracabá!

Porto acima de tudo
Chamou a atenção o fato de que tanto o prefeito quanto o vereador, possivelmente seu principal opositor, colocaram as diferenças no bolso e agiram em prol de conquistas para o setor. Verdade seja dita, quando o assunto é porto, Robison deixa de lado qualquer vaidade para trabalhar pelo que é melhor pra cidade. Essa é a maturidade que a política precisa.

Gororoba do JC
Participe do grupo Gororoba do JC, criado em 2016 pra divulgar o evento, e que hoje se tornou um plenário de manifestações, debates e embates de todas as tribos da política. Quem quiser participar, pode mandar mensagens para o celular do escriba (47) 98842-9084. Em agosto, o evento promete ser supimpa, com uma grande homenagem. Aguardem!

Esquentou
A sessão da última quinta-feira da câmara dengo-dengo, em Navegantes, foi quente com plateia cheia e, inclusive com o presidente do legislativo, que ameaçou de prisão um cidadão que estava se manifestando no legislativo, contrário ao projeto. A polícia Militar teria sido chamada pra conter os ânimos.

Só um lado…
Tudo por conta de manifestantes que discordavam da votação de um projeto de empréstimo de R$ 19 milhões pra obras na cidade. Interessante que a manifestação de cargos comissionados e de abobrões estrelados do governo do prefeito emplumado, puderam berrar o quanto quiseram. A democracia preceitua que os direitos deveriam ser iguais, mas…

Lados
A sessão estava cheia de populares (muitos influenciados politicamente) e de comissionados do governo do prefeito meio-careca Emílio Vieira (PSDB). Vereadores de situação defendiam o empréstimo pra obras e os de oposição acusavam o executivo de ter dinheiro em caixa e de estarem endividando a cidade.

Falou
O vereador Jassanan Monan (MDB) acusou o ex-prefeito Bob Carlos (sem partido) de que tudo de ruim que acontece na cidade seria sua culpa e que trabalha sobre isso pra retornar ao paço. Monan diz que é Cirino Cabral, seu colega de partido e legislativo. E babou o prefeito Emilio Vieira (PSDB). Hummmmm…

Cirino e Emilio
Cirininho era um crítico ferrenho do governo na câmara de vereadores, mas, aparentemente, hoje é Deus no Céu e o prefeito Emílio na terra… E a cada dia fica mais latente que, realmente, existe possibilidade de o prefeito meio-careca abrir da reeleição e apoiar Cirininho Malvadeza. Ou ter Cirininho como vice em 2020. Qui coisa, meu povo!

Aprovado
O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da câmara de vereadores da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, foi aprovado em primeira votação por 10 votos favoráveis (chapuletaram a cachola do alcaide) e quatro contra, na última sessão de quinta-feira. A segunda votação será nesta terça-feira.

Ferviam
Os bastidores ferveram na última semana e consta que o prefeito Elcio Bisturi Kuehne (MDB) viajou nos dias que antecederam a nebulosa votação pra uma série de compromissos em São Paulo, em plena crise. Invés de ter ficado na cidade, deitou o cabelo indo viajar, bater perna por situações que poderiam ser resolvidas lá na frente.

Agiu
No Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc -, na semana passada, dei a minha opinião de que estavam fazendo um circo em torno da questão, quando se vislumbra que o próprio prefeito Elcio teria mandado apurar o que estava acontecendo e não fez o pagamento em torno de uma obra em ruas e, inclusive, exonerou o secretário de Obras à época.

Recall se faz nas urnas
Ou seja, recall se faz nas urnas, no voto do povão e não no tapetão como querem fazer em Camboriú. Defendo isso para todos. A não ser quando existe um flagrante caso de corrupção. O que não é o caso. É muito mais político do que jurídico.

Minoria
O grande problema é que o prefeito tem minoria no legislativo. Têm apenas seis votos, entre os 14 vereadores e, o pior, dois anos e quatro meses de mandato não conseguiu ou não trabalhou pra que possa ter uma articulação frente à minoria que lhe defende ou deveria defender com unhas e dentes.

Vai se estrepar
O prefeito tem tudo pra se estrepar. Dos seis votos na câmara, apenas quatro vestiram a camisa do governo e rejeitaram o relatório. E, nos bastidores, o papo é que na hora do pega pra capar, na votação por um impeachment do prefeito, vendem a história de que todos os seis votos estão juntos com o governo e rejeitaram de pronto um possível afastamento.

No mato sem cachorro…
Imaginem se esses vereadores que, sem grande pressão, não se abraçaram, deixando com que os dois preciosos votos fossem desfavoráveis ao prefeito na aprovação do relatório, terão aquilo roxo de não aprovar um afastamento do prefeito, com pressão política popular que será buscada pela maioria, principalmente quando a cada dia que passa se avizinha o pleito de 2020?

Articular
O prefeito Elcio, que tem um dos menores orçamentos e um município gigante, que tem minoria no legislativo e que, aparentemente, não tem um bom conselheiro, precisa agir. No mínimo ter um articulador político e não uma raça de mela-cuecas. Mas parece que quer vive em uma redoma, isolado. Quando o sujeito não se ajuda…

PSB
Com a debandada do todo poderoso Paulinho Bornhausen da presidência estadual do PSB e a ‘nomeação’ de um ex-vereador de Tocantins pra comandar os destinos da sigla, o partido da pombinha branca tende a se esfarelar na Santa & Bela Catarina. Há muito tempo a coluna canta a pedra de que o último que sair que apague a luz, se já não estiver cortada…

Porto municipalizado
O anúncio de que o porto vai continuar municipalizado, com a exploração do serviço a cargo da iniciativa privada, fez a situação e oposição comemorarem. Durante as entrevistas no porto, o superintendente Marcelo Salles reconheceu que o pontapé inicial dessa conquista foi dado nas duas audiências públicas realizadas na piramidal em 2017 e 2018.

Ponta-pé na piramidal
As propostas dos encontros públicos para ouvir a comunidade a respeito do porto foram do vereador e portuário Robison Coelho (PSDB). Na época, representantes do legislativo e executivo abraçaram a ideia.

Lado a lado
No final de 2018 o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), que costuma levar chumbo do tucano dia sim e outro também, participou do encontro na piramidal da casa do povo, ficando lado a lado do seu principal oponente.

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com