Konder Reis

Santa Catarina e, particularmente Itajaí, choram a perda de um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Antônio Carlos Konder Reis que faleceu no hospital Marieta Konder Bornhausen aos 93 anos. Konder Reis já estava adoentado há anos.

Duas Constituições
O itajaiense Konder Reis foi deputado federal por dois mandatos e ajudou a escrever duas Constituições. Foi relator na de 1967 e relator adjunto da atual, a de 1988. Foi governador biônico, nomeado pela ditadura militar.

Faz falta
Konder Reis, além de catarinense exemplar, foi um político que deixa saudade. Vida pública reta e sem repreensões. Governou sempre pautado na lisura, honestidade e competência. Os pêsames do articulista à família enlutada.

Piedade, piedade!
O governo de plantão do paço da Vila Operária teria enviado novamente o projeto de suplementação orçamentária para subsidiar a empresa (Transpiedade) de transporte financeiro, ops, coletivo, do município de Itajaí.

Trumbicados
Quanto mais a tchurma do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), se explica mais se trumbica na questão do transporte público. Na última sessão da piramidal casa do povo, enviaram planilhas sem a devida assinatura de responsáveis e sem timbre informando donde vem.

Sei lá, entende?
Para piorar a situação, o procurador geral da prefa, Gaspar Laus, encaminhou à casa legislativa explicações de que não se trata de subsídio financeiro, mas sim de reequilíbrio financeiro. Oi?

Não pode
No mesmo sentido a procuradoria do município admite que o contrato que foi estabelecido com a empresa Transpiedade tem erro crasso, porque no próprio contrato foi realizado como forma de subsídio o que não deveria. Meu Pai eterno!!!

Será que será?
Há quem diga que aí já é uma briga entre o atual procurador geral, Gaspar Laus, querendo dar nos dedos da antiga procuradora, Silvia Wanderlinde, aliás, o paço da Vila Operária está cheio de brigas e intrigas por conta de egos, é isso que tem acabado com o Governo Morastônico.

Contradição
Há quem diga que o atual procurador empreende uma teoria para denegrir sua antecessora, porém a própria empresa Transpiedade encaminhou há dois dias e-mail a este pançudo escriba (leia no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blodojc), tentando se explicar e afirmando que o “subsídio encaminhado à empresa” pela prefaé para custear a gratuidade de estudantes, idosos entre outros. Como dito, quanto mais se explicam, mais se trumbicam… Uiii!!!

Rolos na Saúde
A operação Sutura (leia matéria completa no DIARINHO de hoje), deflagrada ontem por conta de suspeitas na prestação de serviços por Organizações sociais (OS) na Saúde de Penha e Itapema. A suspeita é de que serviços especializados na área de saúde eram pagos e não prestados. Credo!

Bronca
A bronca levou à prisão o ex-prefeito Evandro dos Navegantes e atingiu os ex-governos do Pas duas cidades. Além disso, houve operações policiais em oito municípios. Voltarei ao assunto.

Visita à choupana
Gustavo Horst, pré-candidato por BC, foi presidente da ASBAC (Associação de Surdos de BC) quatro vezes, está licenciado da FCDS (Federação Catarinense de Desportos de Surdos) e ocupa a sua presidência. Ele e Gean Barbosa (intérprete de libras) visitaram a choupana do escriba ontem.

Bandeiras
A principal bandeira de Gustavo será a acessibilidade das pessoas com deficiência em SC. Ele é professor de Libras efetivo em Itajaí e professor de libras na Univali e Furb.

Cara nova
É cara nova no cenário político. Ajudou a fundar associações de surdos de BC, Itajaí, Brusque e Indaial e é referência quando o tema é democratizar as políticas públicas para todas as pessoas.

Abriu as portas
Guto tá envolvido com outras cidades para fundar mais associações, devido sua experiência na Asbac. O deputado federal Osvaldo da Mancha Branca Mafra abriu as porta para ele fazendo o convite após as eleições de 2016. Está junto com Osvaldo Mafra este ano.

Deu nos dedos
O pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, Álisson Castro, emplacou mais um feito na Capital Nacional do Marreco. Após exigir a aplicação da lei antinepotismo, revogar aumento ilegal de IPTU e denunciar cargo comissionado que tentou comprar o seu silêncio, agora Castro deu nos dedos dos bagrões da prefeitura.

Sentiram no bolso
Castro questionou a legalidade do vale-refeição recebido pelo prefeito, vice e secretários. Segundo Castro, eles estavam recebendo esse benefício ilegalmente, descumprindo o art. 25 da Lei Orgânica do Município de Brusque que veda aos agentes políticos receber vantagens além do subsídio mensal que já é alto.
O ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, em visita ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) juntamente com o suplente de vereador do PSDB, Kaká Fernandes. Do encontro participou também o secretário de Planejamento, o galego Rubens Spernau. Hummmm…

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com