Intolerância

A apreensão do sino da capela de São Cristóvão, no bairro Cordeiros, é surreal. Parece história contada pela pena mágica do saudoso Dias Gomes. Algo que só se vê em enredo de fantasia ou em cidades provincianas. E numé?

Esquentou
O caldo entornou entre as excelências excelentíssimas, Fernando Pegorini (PP) e Nikolas Reis (PDT) e a secretária da Criança e do Adolescente, Cristiane Stuart. A bagrona mandou ofício aos vereadores acusando-os de mentir na tribuna e insinuou que seriam racistas. Cristiane, que já foi candidata a vereadora, pode processar os edis.

Espirituoso
Nikolas Reis respondeu a Cristiane com um texto espirituoso e citou artigo na Constituição que preceitua a “inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do município”.

Ausência
Palestra do senador Dario Berger (PMDB), na segunda-feira, na sede da CDL/Sincomércio da Maravilha, teve intensa participação de vereadores, do prefeito pop estar, Fabrício Oliveira (PSB), e do prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB).

Num foi
A falta mais sentida foi a do ex-prefeito de BC Edson Periquito (PMDB), atual secretário da ADR de Itajaí. O senador falou de áreas de Marinha. Apesar do prestígio do público não ser tão expressivo, o manda brasa da Maravilha estava em peso.

Realidade
No entendimento do senador Dario Berger, não há mais nenhum sentido estratégico civil ou militar para a manutenção das áreas de marinha, criadas em 1831, ao tempo do Império.

Sem condições
O senador falou também sobre a política e economia nacional. Sua tese é de que o atual Congresso não tem qualquer condição de tirar o Brasil desta situação crítica.

Constituinte
Para Dario, a transformação deve ser radical e passa pela convocação, já em 2018, de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva, eleita junto com governadores, deputados e senadores. Foto no Blog do JC, no www.diarinho.com.br/blogdojc.

Pau pegando
BC Port, interessada em construir um porto para receber navios de Cruzeiros no mar da Maravilha, divulgou informação não procedente de uma área onde deveria implantar o estacionamento do empreendimento na Barra Sul.

Iludindo?
Acontece que a área é de uma grande construtora que se manifestou pedindo a retratação pública, pois se algum investidor deixar de comprar um apartamento no local, o responsável é a BC Port, que estaria “iludindo” no seu projeto para atracadouro e ancoragem de passageiros. Eitcha!

Ilusão
O termo iludindo é porque a BC Port apresenta o estudo de impacto de vizinhança, com estacionamento no local onde uma construtora chiquetosa tem há décadas uma área reservada para um futuro arranha céu…

Não
Certamente só o terreno custaria mais da metade de todo o investimento que a BC Port pretende fazer, mas o dono já deixou claro que a área não está para venda ou permuta.

Big Dog
A audiência pública que foi cancelada pela Fatma deveria acontecer esta semana, mas não há nova data para o encontro que ganha contornos, como diria o saudoso veio Dalmo Vieira, de “briga de cachorro grande”.

Praça da Bandeira
O prefeito Emerson Stein (PMDB), de Porto Belo, tá super animado e com trocentas inaugurações no próximo mês de outubro. Uma das inaugurações mais aguardadas é a da Praça da Bandeira.

Festival do Camarão
Faz mais de um ano que a obra da praça estava parada e será inaugurada no dia do aniversário do munícipio, sexta-feira, dia 13, que também será a abertura do Festival do Camarão, que não aconteceu no ano passado.

Lotou a piramidal
O evento do PSDB Mulher Regional, que aconteceu no sábado, lotou a piramidal casa do povo. Lideranças femininas de toda a região vieram assistir a palestra da tucana Adriana Toledo sobre a participação feminina na política e a importância de políticas públicas para mulheres.

Participação
Hoje Santa Catarina é um dos estados com a menor participação feminina na política do Brasil. Até países do Oriente Médio têm mais mulheres parlamentares do que o Brasil.

Lideranças
Marcaram presença no evento os senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber, além do deputado Mário Marcondes, do secretário de Turismo Leonel Pavan e do prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes.

Tudo lá
O prefeito mais jovem do Estado, Marco Weber (PSDB), de Luiz Alves, o sindicalista Osvaldo Mafra (SD) e Maurílio Moraes (PR) também estiveram no evento. A única catarinense deputada federal do partido, Geovânia de Sá, não pode comparecer, mas mandou um vídeo pra mulherada que estava presente.

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe:

Deixe uma resposta