Desabrochando

Representante da Organização Mundial da Saúde, Haydée Padilla, esteve na Dubai Brasileira para verificar as ações da prefa em políticas públicas que vão render à city o selo internacional de Cidade Amiga do Idoso

Nesse fim de semana, oficialmente, começou a desabrochar a reforma administrativa do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) com a publicação do diário oficial.

Dança
O que se pode constatar, em primeira vista, é que a reforma se manteve praticamente no campo administrativo, com cortes de cargos. Politicamente, mais pareceu uma dança das cadeiras do que mudança no time.

Confirmado
Jean Sestrem foi confirmado, conforme anunciado pela coluna, primeiro ministro, ops, secretário da supersecretaria de governo. Até agora a mudança mais significativa e que parecia improvável. Puxas afirmam ter sido um golaço.

Falta
Com o andar da carruagem, algumas mudanças ainda devem ser feitas para que o projeto do prefeito se consolide. O ano de 2019 deve ter um saldo positivo por conta de diversos projetos que devem sair do papel e ganhar as ruas de Itajaí.

Difícil
Perdigueiros da coluna assopram nos ouvidos deste socadinho escriba que o barbudinho tem suado bastante para fechar essa etapa da reforma. Sereno e dialogando bastante, vai corrigindo os rumos políticos e o futuro promete tempos produtivos e de paz.

Escola da Inteligência
É importante registrar o retorno da vice-primeira dama, Kátia Saldré, ops, Sodré, na Escola da Inteligência na Educação, consolidando a retomada da parceira entre o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, e o barbudinho Volnei.

Mudanças
Segundos os perdigueiros da coluna, mudanças ainda podem ocorrer no Semasa e na secretaria da Fazenda. Há um buxixo medonho de que Érico Laurentino pode estar reassumindo o Semasa e o topetudo Osvaldo Gern a secretaria da Fazenda.

Na piramidal
Se tal se confirmar, o ex-vereador e ex-chefe de gabinete da prefa, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, pode voltar aos holofotes, assumindo cargo na piramidal casa do povo. Nelinho é articulado e tem experiência administrativa e política.

Entra
O anúncio de que o promotor recém-aposentado vai integrar o primeiro escalão da prefa da Dubai Brasileira deixou duas pulgas atrás da mesma orelha. Apesar do anúncio não ter sido feito pelo prefeito, Rosan saiu na frente, para comunicar oficialmente o convite. Ele deve tomar posse só no início de março.

Já se despediu
Mas a secretária dupla, que comandou as pastas da Inclusão Social e do Idoso, já se despediu de uma das funções nas redes sociais. Dizem os linguarudos que o convite para o promotor Rosan da Rocha integrar o quadro do governo é um enfraquecimento de Cristina Barrichello (PSB).

Incomodando
A Pink vem aparecendo sozinha, mais do que todos os secretários juntos. Isso incomoda uma ala governista, que teme a muié de rosa, como uma possível postulante à cadeira mais estofada da Dinamarca.

(In) Segurança
Em breve deve ser anunciado o nome do novo secretário de Segurança da Capital Catarinense do Turismo. Circula nos corredores da delegacia Regional que o nome a ser anunciado será o do Dr. David Queiroz, ex-delegado regional de Balneário Camboriú.

Tiro certo
Se realmente for confirmada a informação dos perdigueiros, ops, cachorros policiais desta coluna, o prefeito Fabricio, acerta, mais uma vez, nomeando alguém que conhece a cidade de perto. O Dr. David tem um estilo bem diferente do ex-secretário Gabriel Castanheira.

Pra rir ou chorar?
O vereador e ex-presidente da câmara de vereadores da Dubai Brasileira, Roberto Bem Claro de Souza (MDB), o Rei das diárias, divulgou que será candidato a prefeito em 2020. Robertinho tem que tentar novamente ser vereador, pois já será difícil…

Quer o comando
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), pretende brigar pela presidência da Comissão de Ética da casa do povo da Dubai Brasileira. Ele jura com os dois pés juntinhos que pretende cobrar tudo que for colocado na comissão, atendendo a sua obrigação como parlamentar e respondendo aos anseios da sociedade.

Carnograma?
O vereador Asinil Medeiros, o Galo da Barra (PR), que na semana passada usou a tribuna, descascou pra cima do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), e chegou a dizer que o prefeito tem que seguir o carnograma? O que é isso?

Responder
Linguarudos de plantão andam alardeando que tem gente que vai responder na dona Justa por estar disseminando inverdades e calunias. Que o cidadão vai se incomodar e, ter que gastar um monte com os advogados… Oh, dor! Oh, vida!

DIARINHO
O presidente da casa do povo da Dubai Brasileira e, fã dos gibis da turma da Mônica, Omar Tomalih (PSB), propôs e, foi aprovada por unanimidade pelas excelências excelentíssimas, moção parabenizando pelos 40 anos do DIARINHO. Merci!

Presente
O prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), decidiu abrir uma unidade de atendimento no Distrito do Monte Alegre, região que possui metade da população da cidade, mas sempre foi esquecida pelas administrações.

Ouvindo
Além dos serviços oferecidos no espaço, como confecção de RG, carteira de trabalho e alistamento militar, o prefeito também tem atendido o povo com os secretários municipais e ouvido as demandas. Dizem que o homem não aceita mais servidor enrolando pra resolver algo e há avisou que quem não tiver comprometimento, vai pra rua.

Coisa de primeiro mundo
Em reunião ocorrida na sexta-feira na Dubai brasileira, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB) apresentou à representante da Organização Mundial de Saúde (OMS), Haydée Padilla, o trabalho realizado pelo município em relação aos idosos, que renderá a BC o selo internacional “Cidade Amiga do Idoso”.

In loco
A representante da OMS veio verificar, in loco, as ações desenvolvidas pela Dubai brasileira que beneficiam os da melhor idade e que já são referência nacional. Secretários de praticamente todas as pastas também estiveram na reunião e enumeraram as ações de cada setor no esforço de proteção, inclusão e valorização que a cidade dedica aos idosos. Belo exemplo de política pública.

Procurando
O vereador Gelson Rodrigues (PSB), da câmara de vereadores da Dubai, anda sumido, nem nas sessões que abriram o ano legislativo na semana passada, deu as caras. A informação corrente era de que seria o novo procurador da prefa dos altos da Dinamarca. Chegou até a dar entrevista. Será que tá procurando?

Parceria
O atual presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), quando foi reeleito no final do ano passado, disse para os seus pares e, principalmente para o seu opositor, também, candidato ao cargo, o galego Rubens Angioletti (PSB) que era preciso mudar a política. Ele garantiu que iriam construir em parceria.

Propostas
Angioletti fez propostas interessantes de mudanças, como as três sessões semanais; fim do recesso no meio do ano, ressaltando que nossas amadas excelências excelentíssimas deveriam se igualar aos trabalhadores. Rubens, também, quer a extinção de cargos. Quem sabe, Paulinho, alembra do papo de construção-parceira e mudança na política…

CPI da ponte
O deputado estadual Bruno Souza (PSB) foi o autor do pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na leleia, na semana que passou, pra investigar os valores gastos na ponte Hercílio Luz, em Floripa.

Atingir
Segundo Bruno, o valor gasto daria pra construir três pontes Anita Garibaldi, em Laguna. O Ministério Público pede a devolução de R$ 230 milhões. É saber a força do MDB e o que fará o governo se a CPI for protocolada. Afinal, vai atingir os governos Raimundo Colombo (PSD) e Pinho Moreira (MDB), entre outros… Ai, ai, ai que dor!

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com