Derretendo

O prefeito em exercício de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), estava em Brasília, ontem, correndo atrás de demandas da city

Por mais que se tente emplacar a sobrevivência política de minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), a sensação que se tem é que a galega está derretendo politicamente. Cada dia aparições mais personalistas e menos partidárias. Parece o tempero do enfraquecimento da loira enquanto liderança.

História tem
A galega foi destaque em sua legislatura por ser uma vereadora combativa e também por ter alcançado a vice-presidência da piramidal, mesmo que para isso tenha feito acordos estranhos ao discurso.

Sem produção
Na sequência teve um excelente desempenho eleitoral na disputa de 2016. Mas até aí uma história solitária, sem produção política consistente do ponto de vista de construção coletiva.

Ilusão
Especialistas sabichões afirmam que Anna Carolina pode estar vivendo uma ilusão numero-lógica quanto sua performance, pois seus números, apesar de ainda interessantes, não se tratam de uma escalada eleitoral, mas sim, o retorno de um pleito recente onde havia alianças e engajamento que hoje não existe mais. O que explicaria a soberba real nas negociações pra 2018?

Eles têm a força
Como a política é dinâmica, as coisas mudam rapidamente e a oposição cresceu em número e qualidade. Com isso, tem um legado hoje muito bem protagonizado por mais vereadores se destacando.

Enfraquecendo
A ausência no cenário vai enfraquecendo aquela imagem de heroína e salvadora da pátria, restando aos novos protagonistas à atenção e demanda da população que defende o contraditório por mais frentes e até mais carismáticas.

Resolutividade
A atual oposição, apesar de dura e coerente, dona de oratória contundente, tem uma linha aberta ao diálogo resolutivo. Está aberta a ceder para as coisas funcionarem.

Inova
O que inova aquele modelo de reclamar por reclamar e esvazia o discurso do quanto pior melhor, mostrando que o modelo anterior e singular, está sendo superado por um coletivo qualificado politicamente.

Qual o plano?
Se a própria oposição não se unir em um único projeto, a tendência é que tenhamos surpresas no caminhar deste ano no cenário eleitoral, provavelmente não muito agradáveis aos olhos tucanos. Faltaram asas da humildade?

Salvação?
Com esse suposto recuo do frenesi tucano na city peixeira, velhos amigos podem se reencontrar. O atucanado Leonel Pavan e o sem fraturas Deodato Casas.

Oferecer
A dupla do tucanado pode oferecer resistência ao projeto atual regional se este não decolar de fato, consolidando uma liderança sem esses altos e baixos que têm incomodado lideranças e militância.

Experiência
A experiência dos velhos amigos pode reacender a chama de muitos que são levados apenas a assistir o que chamam de desfile partidário, centralizado, personalista e paternalista, sem nenhuma identidade original com o PSDB. Credo!

Difamação
O país clama por mudanças na política, mas os envolvidos não mudam suas velhas práticas. A vítima da vez é a família de um membro da assessoria do pastor e vereador Bonzinho Edson Lapa (PR). A fim de difamar a pessoa enviaram e-mail para um pastor do MEVAM, contendo montagens de coisas feiosas.

Desestabilizar
O objetivo de quem pratica esse tipo de coisa é causar confusão no meio evangélico e político. É uma guerra fria nojenta, suja e podre, estabelecida semanas depois do vereador expor negociatas da piramidal.

Bandido
O conteúdo do e-mail anônimo é altamente difamatório, nitidamente querendo prejudicar a relação política de Lapa e sua assessoria. É coisa de bandido se esconder atrás de um computador para destruir a reputação das pessoas. A polícia já estaria a par do causo e a identidade do difamador deve ser conhecida em breve.

Em Brasólia
O prefeito em exercício da city peixeira, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), resolveu gastar a tinta da caneta do prefeito barbudinho. Ontem, foi a Brasília arrancar um convênio pra levar sinal de internet a 12 localidades da zona rural.

Alta qualidade
A internet será de alta qualidade e quem quiser o serviço vai pagar valores subsidiados. Sodré aproveitou a passagem pela capital federal e também correu atrás de verbas nos ministérios da Educação e Saúde. Parece que o tombo de moto fez bem ao seguidor dos preceitos brizolistas…

Suspendeu
Na sexta-feira da semana passada, rolou audiência na Dona Justa Federal de Itajaí, onde o Juiz suspendeu o Conselho Gestor da APA formado em 2015 pelo então Promotor do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, André de Melo, e nova audiência será realizada para formação de um novo Conselho.

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe: