Home Colunistas Coluna do JC Coletiva 
do IPTU

Coletiva 
do IPTU

Coletiva 
do IPTU

O prefeito barbudinho de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), concedeu entrevista coletiva na manhã de ontem, no paço da Vila Operária, pra tratar do pagamento do IPTU 2018.

Bafafá
O tema deu o que falar na piramidal casa do povo, ano passado. A aprovação do reajuste virou um verdadeiro circo, com gente querendo se promover e aparecer.

Bem menor
Volnei lascou que, diferentemente do que um grupo de vereadores oposicionistas tentou jogar como verdade pro povão, de um reajuste de 150% no lombo, o aumento pra maioria ficará na casa de 7% a 8%.

Desconto
Sem falar que tem desconto de 20% pra quem pagar à vista até 15 de fevereiro ou 10% pra pagamento até 15 de março. Além disso, tem mais 10% já aplicado no carnê, se a pessoa pagou em dia o imposto do ano passado.

35 reais
Durante a coletiva pra galera da imprensa, uma informação chamou bastante a atenção. Pra mais de 40% dos contribuintes peixeiros o aumento do IPTU será apenas de até R$ 35, fato que desconstrói ainda mais o discurso da oposição, segundo os linguarudos palacianos.

Até mais baixo
Os carnês começaram a ser distribuídos esta semana pelos Correios, mas muita gente já foi até o site da prefa peixeira verificar de quanto realmente é o seu aumento.

Cala a boca
Pra surpresa de muita gente, tem vários carnês que, se a pessoa optar pelos descontos, pagará mais barato do que no ano passado. Ou seja, segundo os bocudos da prefa, será um grande cala a boca pra turma da oposição, que tanto propagou reajustes estratosféricos. Ai, ai, que dor!

Não precisavam
O único senão é que o prefeito Volnei e seu secretário de Fazenda, Erico Laurentino, que os linguarudos lascam que queria uma ‘facada’ maior e seria contra o aumento que foi concedido, não precisariam fazer discurso contra os vereadores de oposição. Chamar de mentirosos, por exemplo.

Esteve lá
O prefeito Volnei já foi vereador de oposição. Era ferrenho, avassalador. Discurso na ponta da língua, costumava calar muita gente. Dava nos dedos e enfrentou a tropa de choque no legislativo do então prefeito, o alemão Arnaldo Schmitt (PMDB). Era voto vencido, mas não baixava a cabeça.

Não voto!
Volnei não votava com o governo. Costumava dizer que o projeto era ‘bom pra cidade’: “Pode até ser bom, mas vocês são muito safados. Aí tem algo de errado…”, debulhava sem dó.

Tonho oposição?
Um fato que chamou bastante a atenção na coletiva foi a presença, no meio dos vereadores da base, do edil Tristonho da Grade (PP), que parece não saber de que lado está.

Tristonho vaselina
Dizem os bocudos que Tonho é o maior vaselina do legislativo: quer ser oposição quando lhe convém, mas logo vira governo dinovo pra não perder os cargos de seus cabos eleitorais (já escrevinhei e, repito, vai acabar queimando a placa mãe com tanto conflito…). Coisa feia!

Férias antecipadas
Corre nos corredores do legislativo a viagem que está sendo feita pelo secretário da câmara, Daniel Thiesen, nomeado em novembro do ano passado pelo presidente da casa do povo na Dubai Brasileira, Rei Roberto Bem Claro Junior (PMDB).

Bem, bem distante…
Daniel teria a responsa em peitar todos os problemas que ocorrem na casa legislativa. Nas redes sociais, ele ostenta viagem a Europa, com idas a Madri, Paris e Mônaco, junto de sua amada.

Fedentina
Já na câmara da Maravilha do Atlântico, a casa continua sem empresa de limpeza, como disse dias atrás, “povo tá indo cagar em casa”. Outro pepino foi no dia das cheias, na semana passada, onde a casa do povo ficou a deus dará. Será que será que o Daniel se afastou do trampo para usufruir das tais férias?

Recesso
Vale lembrar que o presidente, Rei Robertinho, da casa legislativa, deu recesso aos servidores até o dia 8 de janeiro, mas dia 15 e o secretário nem apareceu na casa.

Desconforto
Mesmo em recesso, processos licitatórios andaram. Será quem Daniel deixou a pendenga para resolver? O fato é que a viagenzinha tá gerando certo desconforto entre os barnabés e vereadores.

Pra deputado
Ontem a coluna disse que provavelmente o deputado estadual e atual secretário de Turismo, Esporte e Cultura de SC, o atucanado Leonel Pavan, iria sair suplente numa vaga ao Senado.

Errado
Pavan garganteou na imprensa da Dubai Brasileira que é candidato a deputado estadual. No fim de semana, no Twitter, o deputado fez elogios rasgados ao ex-governador paranaense e pré-candidato, Álvaro Dias, do Podemos. Hummmm…

Roda Gigante
Na última semana o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), reuniu os vereadores da base e os empreendedores do empreendimento Big Wheel, que pretendem construir uma grande roda gigante no pontal norte, em área privada. Ontem, teve audiência pública na câmara sobre o tema.

Empolgado
Segundo línguas frouxas, o prefeito Fabrício está empolgado com o empreendimento, que vai ter investimento zero da city e trará uma porrada de turistas e empregos.

Nos píncaros da lua
Ainda segundo os puxas, a atração vai se somar ao glorioso Parque Unipraias, do grupo Tedesco e ao Cristo Luz, empreendimentos turísticos privados, mas que tiveram uma mãozinha do ex-prefeito Leonel Pavan.

Visitinhas ilustres
O prefeito médico da capital da pedrada e ex-do tiro a vereador, Elcio Kuhnen (PMDB), recebeu a visita de Dirce Heiderscheidt (PMDB). A deputada visitou com os prefeito os bairros atingidos pelas enxurradas, deslizamentos de terra e inundações das últimas noites.

Mão amiga
A deputada, amiga do doutor há anos, se prontificou a mobilizar uma arrecadação de roupas de verão, produtos de limpeza, colchões, entre outros itens, para moradores que tiveram as casas detonadas.

JC
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compartilhe:

Deixe uma resposta