Home Colunistas Coluna do Janio Foiani confirmado

Foiani confirmado

Foiani confirmado
Como essa coluna já havia adiantado na última terça-feira, Paulo Foiani foi confirmado como o novo técnico do Marcílio Dias pelo clube na sexta. A repercussão do nome de Foiani foi positiva entre os torcedores, tendo em vista que o treinador deixou uma boa impressão por aqui em 2013, quando foi campeão da série B do Catarinense em sua primeira experiência como técnico. Agora com seis anos de carreira, passagens por clubes das séries C e D do Brasileiro tornam Foiani mais preparado para assumir a responsabilidade de comandar o Marinheiro depois de uma grande campanha no estadual.

Realidade do clube
Compreendo quem esperava um nome de mais ‘peso’, com mais rodagem e conquistas no currículo, mas Paulo Foiani é o perfil de treinador que o clube pode contratar no momento. O rubro-anil tem um orçamento apertado – era uma das folhas de pagamento mais baratas da série A do Catarinense – e vive uma luta diária para manter suas contas em dia. Faz parte da filosofia da diretoria trabalhar com os pés no chão, sem oferecer risco à saúde financeira do clube. Todos sabemos da importância que a Copa Santa Catarina tem, tanto por ser um título para o ano do centenário, quanto pela vaga na Copa do Brasil que oferece uma premiação inicial de cerca de R$ 600 mil. Porém, também sabemos que clubes como Brusque e o próprio Atlético Tubarão entrarão com poder de investimento alto para tentar conquistar a Copa SC, e comprometer todas as suas finanças nesse torneio pode ter um impacto altamente negativo para a temporada 2020 do Marcílio.

Estrutura
Outro ponto que influencia diretamente na contratação de um treinador é a estrutura de trabalho que o clube pode oferecer. Muitos técnicos exigem uma estrutura de alto padrão, tendo em vista que é o cargo deles que estará em risco toda vez que o time desempenhar um papel ruim dentro de campo. Infelizmente, hoje, o Marcílio Dias ainda não possui essa estrutura, começando pela falta de um centro de treinamentos. O clube depende da parceria com clubes amadores da região e nem sempre as condições de gramado são as melhores para treinamentos, principalmente em semanas chuvosas. Foiani é um técnico que chega conhecedor desses problemas que o Marinheiro ainda enfrenta, até por já ter passado por aqui.

Contratações
Com o início da Copa Santa Catarina marcado para o dia 8 de setembro, o Marcílio Dias inicia a sua pré-temporada no começo de agosto. Na próxima segunda-feira Paulo Foiani chega a Itajaí para ser apresentado oficialmente e começar os trabalhos daqui. Por enquanto, ele trabalha junto ao departamento de futebol para a montagem do elenco. O Marinheiro tem uma base de jogadores que retornam de empréstimo, mas terá que montar um grupo sem contar com esses atletas, já que a maioria está emprestada até final de agosto.

Coluna do Janio
Coordenador de esportes da Rádio Univali na empresa Universidade do Vale do Itajaí.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com