Saúde Mental

SAÚDE MENTAL
Ansiedade, pânico, depressão e burnout são motivados por uma combinação de componentes genéticos e externos, sendo que algumas práticas de trabalho agravam estes quadros. Por exemplo, na publicidade e propaganda, considerada uma das profissões mais estressantes pela pressão de sempre acertar e pelo curto tempo útil do profissional. Já os políticos são imunes a isso…

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Praticamente todos os debates do Painel Telebrasil 2019 foram dominados pela discussão em torno das TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação. Na necessidade urgente de se incrementar a formação de mão de obra especializada para o setor. A constatação é simples: toda a transformação digital acontece em cima da rede de telecomunicações. Então, é preciso investimento forte para que essa rede seja cada vez mais robusta. É fundamental investir em infraestrutura, que será a base do mundo inteligente. No Brasil, é urgente que as empresas prepararem as pessoas para o futuro, com escolas, formação, treinamento.

HÁ ESPERANÇA
Os alunos da rede pública de Pernambuco que cursaram ensino integral têm 63% de chance de ingressar no ensino superior, 17 pontos percentuais a mais que os estudantes de meio período. Eles também têm uma renda superior em cerca de 18% já no início da carreira. Além disso, o ensino integral zerou o diferencial entre a renda de brancos e negros e aumentou o ingresso das mulheres no mercado de trabalho. A conclusão é do estudo feito pelo Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da FGV (Fundação Getulio Vargas) e pelo Instituto Sonho Grande, em parceria com a Secretaria de Educação do estado, com 2814 jovens que concluíram o ensino médio nas escolas estaduais entre 2009 e 2014.

ESTE EFEITO ORLOFF É BOM
Sem a ingenuidade de achar que só as melhores das intenções sustentam esse movimento, é importante prestar atenção no que está ocorrendo na disputa eleitoral em curso na Argentina. Ao anúncio de que Cristina Kirchner voltaria a disputar o poder, mas como vice na sua chapa, o presidente Maurício Macri reagiu divulgando que o seu vice será o líder do maior bloco de oposição no Senado, Miguel Ángel Pichetto. Pichetto é um tradicional peronista e formou parte de todos os governos kirchneristas. No Twitter, Macri afirmou que o país “precisará construir acordos com muita generosidade e patriotismo”. A notícia agradou os investidores. A bolsa argentina subiu 5%, e os títulos das empresas argentinas em Wall Street subiram 18% na madrugada.

PRISÃO EM 2ª. INSTÂNCIA, A SAGA CONTINUA
Após apelo do decano Celso de Mello, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, vai marcar para o segundo semestre novo julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância – a previsão é de que fique para outubro. Em três ocasiões, a Corte firmou entendimento favorável à medida, considerada um dos pilares da Lava Jato e defendida por Sérgio Moro, mas contestada pela OAB. O estranho nisso é o fato do STF já ter se manifestado, no plenário, sobre o tema, e insistirem em rever a decisão. Afinal, qual é a última instância do judiciário brasileiro. Ou melhor, não temos uma última instância no judiciário?

A PERERECA DA VIZINHA
O Ministério da Infraestrutura pediu à pasta do Meio Ambiente para mudar perímetros ou categorias de unidades de conservação onde há empreendimentos de transporte. Segundo a Infraestrutura, trata-se apenas de um ajuste legal para uma situação conflituosa. Evidente que os ecologistas de plantão já gritaram e vão gritar mais ainda contra esses ajustes, que vão permitir eliminar gargalos importantes na logística do país. Aí cabe lembrar quando, em seu primeiro mandato, o então presidente Lula queria tocar uma obra de infraestrutura e ela foi atrasada pela existência, em um trecho, de um tipo especial de perereca. Dizem que os impropérios ditos por Lula sobre a perereca foram ouvidos em toda a Praça dos Três Poderes.

A FRAGÂNCIA DA IA
São as máquinas capazes de sentir e diferenciar as diversas fragrâncias do planeta? Será mesmo que o que sempre vai separar o humano da Inteligência Artificial é o poder de discernimento que nós temos? É cada vez mais difícil saber até onde isso vai. Agora mesmo está sendo lançado um perfume criado pela Inteligência Artificial. A gente sabe que o perfume é um produto de laboratório, combinações de odores naturais com essências desenvolvidas em tubos de ensaio. Mas o que estão lançando agora é um perfume manipulado pela AI. O mundo cada vez menos romântico…

* Eduardo Badu é Jornalista, consultor de comunicação política em Brasília

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com