Home Colunistas Coluna Animal Humano Qual será o novo futuro – a mudança!

Qual será o novo futuro – a mudança!

Um mundo com novos hábitos, novas buscas, mais solidário, mais criativo, mais exigente e com mudanças necessárias.… mas quais são as novidades que exigem a nossa reflexão sobre o mundo pós 2020?

Reunimos aqui algumas ideias e previsões resumidas, feitas por pesquisadores sobre os cenários futuros que iremos atravessar.

O escritor Yuval Harari, autor de Sapiens!, alega que as competências pessoais para este cenário futuro são: o pensamento crítico, que é a capacidade de questionar e propor novas formas de se fazer as coisas; comunicação, quando a maioria entende o que se pretende, com clareza, objetividade; colaboração, saber trabalhar em equipe, compartilhar, dividir; criatividade, é a inovação a serviço da sociedade, uma solução nova e melhor. No futuro, estaremos mais preocupados em montar nossas biografias em vez de currículos.

A mudança é a única constante neste novo mundo.

Na economia, dizem que o mundo irá começar a curva da recuperação, lenta e gradual, aprendendo a dosar questões econômicas com as sociais, com previsões de crescimento para o próximo ano. Questões ambientais passam a ser ainda mais relevantes para grandes investidores, então a sociedade caminha para equilibrar as questões econômicas, ambientais e sociais simultaneamente.

A ciência estará mais compartilhada e mais rápida, na busca de soluções para as crises sanitárias que podemos enfrentar.

Recentemente, num fórum empresarial, muitos executivos de grandes empresas avaliaram que a solidariedade em seus diversos níveis e formas estará mais presente na vida das empresas. Um olhar mais inteligente e afetivo para as comunidades. Projetos com resultados melhores a partir da integração de ações públicas com privadas. Enfim, há muitas mudanças que fazem o mundo caminhar para uma nova etapa, onde valores sociais estarão presentes nas estratégias das empresas e dos governos e em cada um de nós.

O mundo estará mais digital ainda, mais serviços de entregas, mais atividades à distância e mais conexões e comércios on line.

Na administração pública, pesquisas recentes apontam o desejo do eleitor, do cidadão, por governos enxutos, porém com maior alcance, com custos menores, contudo, com resultados melhores. As discussões éticas, dos privilégios, dos gastos, dos resultados sociais, ambientais e econômicos, serão aprofundadas. O movimento por uma nova política ganhará efetividade nos próximos anos, passando pelo aprendizado de que novidade realmente só o é quando há inovação e não quando se perpetuam velhas propostas que não são colocadas em prática, pois costumam sumir nos anos seguintes às eleições. A mudança na política é uma necessidade que virou esperança.

Um mundo com novos hábitos, buscas, mais solidário, mais criativo, mais exigente com mudanças nas velhas maneiras de fazermos as coisas. Temos coisas a refletir, portanto. E é preciso coragem para mudar o que é preciso em nós  e em nossas vidas.

E assim deixo de ser titular desta coluna em respeito à lei eleitoral, pois diante destas necessidades todas de mudança, resolvi ser pré-candidata à vereadora por Itajaí. Desejo um mundo melhor.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com