Nada de retrovisor”

Nada de retrovisor”

Cláudio Humberto

Ibaneis Rocha, governador eleito do DF, recusando-se a criticar o antecessor

Voto secreto interessa a reputações duvidosas
A decisão do ministro Marco Aurélio, determinando voto secreto na eleição à Mesa Diretora do Senado, provoca reações de quem vê nisso uma suposta “interferência de outro poder” no Legislativo. Mas estão por trás do discurso raivoso contra o voto aberto apenas senadores de má reputação que pretendem presidir o Senado. Candidatos em quem o voto declarado deixa o cartaz do eleitor tão sujo quanto o deles.

Eleitor secreto
Critica a decisão de Marco Aurélio aquele cujas chances para presidir o Senado se resumem a esconder seus eleitores envergonhados.

Transparência
A atual Constituição determina a regra da publicidade nas deliberações do Senado, diz o ministro, e voto secreto não está entre as exceções.

Voto secreto deletado
Segundo outro ministro, Edson Fachin, apenas a Constituição de 1934 previa voto secreto no Senado. As que se seguiram aboliram isso.

Democracia
Votação secreta se justificava durante a ditadura, para proteger de retaliações os parlamentares que ousavam contrariar o regime.

Posse será transmitida
A cobertura da posse de Jair Bolsonaro será realizada por uma parceria de grupo de emissoras, como é o hábito desde a posse da primeira eleição direta para presidente, em 1990. A TV Record vai ceder o helicóptero para as imagens aéreas do dia 1º de janeiro, já a Globo acompanhará o percurso de carro, apesar de não se saber se vai o veículo será o clássico Rolls Royce aberto ou um carro fechado.

Um por todos
Band e SBT também estarão responsáveis por parte da transmissão da posse de Jair Bolsonaro.

Todos por um
O plano é que o “pool” tenha acesso ao conjunto de imagens, já que um só canal não teria condições (nem acesso) para fazê-lo sozinho.

Estatal também
A TV Brasil, da estatal EBC, é responsável pela cobertura a partir do momento que Bolsonaro chega ao Palácio do Planalto.

Corporativismo prevalece
O Itamaraty pegou leve com o embaixador João Carlos Souza-Gomes, denunciado por abuso sexual por uma dezenas colegas na missão do Brasil na FAO, em Roma. Venceu o corporativismo: o conhecido “João do Pulo” pegou apenas suspensão de 85 dias, em vez de demissão.

Vara coercitiva
Se continuar faltando, o ex-PM e ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, vai acabar sendo conduzido sob vara para depor ao Ministério Público do Rio no caso da sua movimentação financeira.

Michel-Parkour
Circulou esta semana vídeo de Michel Jr, filho de Michel Temer, do ano passado onde pratica “parkour”, espécie de disciplina urbana de atividade física, com pulos e cambalhotas. Quase 4 mil visualizações.

Sudeco comemora
Com investimentos de R$ 200 milhões, batalhados pelo superintendente Marcos Derzi, a Sudeco fecha o ano com balanço positivo, após muitos anos patinando sem investimentos expressivos no Centro-Oeste.

Educação pública
Oeiras, no Piauí, tirou nota 7,1 no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. É um dos maiores do País. Com escola pública de qualidade, três particulares já fecharam as portas no município.

Nada a ver
Segundo a agência Ketchum, a pesquisa mais frequente no Google em Brasília no ano eleitoral de 2018 na categoria “como fazer” é: “como fazer slime?”, aquela gosma que é sucesso com as crianças.
Pensando bem…
…com a polêmica da associação com a Embraer, não havia momento pior para um Boeing quase protagonizar uma tragédia no Brasil.

PODER SEM PUDOR
A guerra que não existiu
O general Eurico Gaspar Dutra era o presidente do Brasil, no pós-guerra, e enfrentava grandes dificuldades, quando, em conversa com assessores, lembrou que os Estados Unidos ajudavam a reconstruir países que ajudou a destruir, como o Japão e a Alemanha, mas não ajudavam os aliados. Um aspone teve a idéia de o Brasil declarar guerra aos EUA. Dutra a descartou com uma pergunta que entrou para o folclore político nacional: “E se a gente ganhar?…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com