Home Colunistas Canal 1 Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising

Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising

TV Tudo!

“Aqui na Band”, em seus primeiros dias de exibição, encontrou dificuldades para atingir um ponto de audiência. Pelo que tem apresentado merecia mais; no entanto, chama atenção a quantidade de programas hoje colocados abaixo da linha de dois, número mínimo considerado pelo mercado da propaganda para um programa tornar-se viável comercialmente.
E é bem curioso como os parâmetros, em relação aos registros do Ibope, apresentaram modificações ao longo dos anos.
No SBT, por exemplo, no início dos anos 2000, qualquer atração da grade que não marcasse acima de 10, transformava-se em um forte candidato a sair do ar.
Hoje, são raros os que chegam aos dois dígitos.
Assim como se verifica que, diferentemente do passado, só Globo, Record e SBT ainda mantêm uma grande parte dos seus produtos apoiados ou chancelados por conhecidos anunciantes.
No mais, as tentativas de equilibrar ou fechar a conta se dão pelo merchandising. Mercado persa perde. É, no entanto, o que há ou restou para a sobrevivência da maioria.

Gravando
Tony Ramos e Bárbara Paz iniciaram as gravações da quinta temporada do programa “A Arte do Encontro” para o Canal Brasil. A novidade é que os textos lidos agora são roteiros de cinema, não mais peças teatrais.

Não deu em nada
As mudanças realizadas pela Rede TV!, em vez de melhorar, pioraram a audiência na faixa da manhã.
Não adianta. Enquanto não existir alguém especializado em mexer com programação, isto continuará se repetindo. Mexeram errado, na hora errada.

Em compensação
O programa “Luciana by Night”, da Luciana Gimenez, no ar às terças-feiras, há três meses tem conseguido superar a Band no horário.
Ou mais exatamente a partir do instante em que a concorrente resolveu mudar o dia de exibição do “MasterChef”.

Nova unidade
O SBT inaugurou na segunda-feira, com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador Rodrigo Garcia, as suas novas instalações em São José do Rio Preto. A mudança de sede e todo o reequipamento das emissoras, segundo o diretor Luiz Barretto, faz parte de um pacote de investimentos de R$ 9 milhões no interior de São Paulo.

Programação
A Rede TV! tem definido que o programa “A Melhor Viagem”, com Mário Frias, será apresentado nas tardes de domingo. Só não tem ainda horário definido.
E que o “Conexão Models”, da Renata Kuerten, quase seis meses no ar com reprises, irá retomar as suas gravações em breve.

Nada ainda
A Record informa que ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto a substituta de “Topíssima”, uma novela contemporânea, elegante e bem feita. Existem algumas alternativas em estudo, inclusive a chance muito forte de ser uma história não bíblica.

Por outro lado
A decisão de não produzir “Pigmaleão do Brejo”, segundo a Record, foi tomada há mais de dois meses.
E estranha as notícias que têm circulado, mesmo porque o autor Marcílio Moraes foi comunicado na ocasião.

Volta do Pesadelo
Já entrou em pré-produção na Band a segunda temporada do programa “Pesadelo na Cozinha”.
A emissora ainda não se manifesta sobre data de estreia, mas a apresentação seguirá com Erick Jacquin.

Primeira vez
No “Só Toca Top” deste sábado na Globo, Wesley Safadão e Jerry Smith cantam juntos, pela primeira vez em um programa de televisão, a música “Quem tem o dom”. Um clipe que tem mais de 65 milhões de visualizações na internet.

Aprendizado
Marjorie Estiano fala sobre a jornada da personagem Carolina, da série “Sob Pressão”, no “Altas Horas” deste sábado, na Globo.
“Foi tanto aprendizado que eu fico com a voz embargada só de falar. O que eu mais absorvi foi ver a população desassistida e refém de tudo. Fiquei muito sensibilizada. A série me transformou muito”, declarou a atriz, durante a gravação. Este é o último ano de “Sob Pressão”.

Bate – Rebate
Agora está certo: o novo jornal das manhãs da Band, com Joel Datena e Laura Ferreira, vai estrear no final deste mês.
O sábado esportivo na TV promete ser dos mais movimentados. A Globo tem a final da Taça das Favelas e a estreia de Felipe Andreoli no “Globo Esporte”.

O TNT vai fazer a final da Liga dos Campeões, Liverpool e Tottenham, direto de Madrid, movimentando uma equipe das mais numerosas.

Jogo que também terá a presença em campo da rádio Bandeirantes, com Ulisses Costa e Bernardo Ramos. Fato que, mesmo não sendo pioneiro, merece destaque.

A Eldorado, quando dividiu o esporte com a ESPN, chegou a fazer algumas finais.

Agatha Moreira é uma atriz que vem numa sequência muito boa de trabalhos. “A Dona do Pedaço”, pelo que tem apresentado, parece ser mais um.

Globo pretende diminuir o tamanho das suas novelas. De acordo com o pessoal da sua dramaturgia isso começará a acontecer a partir das produções das 18 horas.

C’est fini
A Band ainda não bateu o martelo, em se tratando do campeonato inglês, próxima temporada. Mas não bateu até agora por causa da ESPN, donas dos direitos. O que se sabe é que o negócio está bem adiantado e restando apenas uma última conversa. Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Canal 1
Flávio Ricco é jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com