Home Colunistas Artigos Água ouro líquido

Água ouro líquido

De todos os recursos naturais existentes no Meio Ambiente, a água é o bem mais precioso à disposição da humanidade. Todas as espécies vivas necessitam de água para sua sobrevivência, assim, todos e quaisquer esforços, individual ou coletivo no sentido da preservação dos Recursos Hídricos, é mais que um dever, é uma obrigação cidadã; portanto devemos fazer uma profunda reflexão da forma como estamos empregando e usando este bem tão precioso para nossas vidas e que vale mais que o ouro… a água.
O planeta Terra é constituído de ¾ de água. São mares, oceanos, rios e lagos mais as geleiras dos polos (norte e sul) contudo, como a espécie humana se fixou na porção seca e sólida do globo, se denominou então o planeta de Terra quando na verdade habitamos um planeta água.
Contudo, apenas uma pequena parte dela, 2,8%, constitui água doce sendo ainda que deste 2,8 nem toda se encontra disponível ao consumo humano e das demais espécies como poderíamos pensar inicialmente. Deste percentual, 1,70% formam as geleiras e calotas polares, 0,70% estão no subsolo profundo formando os aquíferos.
Efetivamente o que está à disposição para o consumo humano e demais espécies representa 0,40% a qual está localizada nos lagos e rios estando uma parte desta poluída e imprópria para o consumo. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) por volta do ano 2050, 4,5 bilhões de pessoas poderão ser afetadas pela falta d’água, nos levando a conclusão que temos uma grande responsabilidade individual por sua preservação e uso racional. Todo desperdício, mau uso e poluição devem ser combatidos e punidos.
Dói-nos o coração e causa-nos imensa tristeza quando vemos pessoas desperdiçando enormes volumes de água potável lavando passeios como se este fosse um recurso infinito e eternamente disponível a todos. É preciso que toda a sociedade reveja seus hábitos e costumes quanto ao uso da água.
Da mesma forma, é preciso combater, coibir e punir efetivamente todo e quaisquer formas de poluição, contaminação e degradação das águas por dejetos com a criminalização destas ações e se possível com prisão para os causadores.
Os Recursos Hídricos são um bem de uso de direito público coletivo, contudo a responsabilidade pelo bom ou mau uso é uma responsabilidade individual. Pense nisso!

*Instituto Nacional Brigadas Verdes

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com