Home Colunistas Artigos A brincadeira como expressão cultural

A brincadeira como expressão cultural

Os estudos sociais da infância apresentam novas compreensões sobre a infância e a criança, visto que suas concepções se constroem historicamente, redefinindo-se por seu contexto sociocultural.
A criança não é mais apenas compreendida somente como um ser em desenvolvimento, mas como um ator social, que constrói a sua história pelas e nas interações e vivências que estabelece em seu meio social. Nesse sentido, podemos compreender a infância em sua pluralidade. A diversidade que existe do ponto de vista cultural, étnico, econômico, indica a existência de “infâncias”.
Quando pensamos em infâncias, naturalmente nos reportamos às brincadeiras, experiências lúdicas vividas pelas crianças. A brincadeira, muito mais do que diversão, naturalizada pelas pessoas, é reconhecida pelos estudiosos da área como a cultura da infância. A pesquisadora Maria Carmem Silveira Barbosa, em seu texto Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância, afirma que as crianças, por inventarem mundos fictícios em suas brincadeiras, maior disposição para a criação de novos mundos sociais, científicos e culturais poderão vir a ter quando forem adultas.
Nas Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, encontramos as brincadeiras como um dos eixos norteadores do currículo, que deve estar contemplado nas práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular para essa etapa da educação básica. O contexto da Educação Infantil é um importante e rico ambiente de experiências lúdicas vividas pelas crianças por meio das interações que estabelecem com seus pares e com os adultos que convivem. O mundo é sentido e experimentado por este viés lúdico, do exercício da liberdade de expressão. Neste contexto cultural, compreende-se o brincar e a brincadeira como uma das mais importantes funções da Educação Infantil, pois se caracteriza como uma experiência criativa, uma expressão cultural do ser humano.

*Pedagoga; Especialista em Educação: Leitura, Letramento e Literatura; Mestre em Educação; Professora de Educação Infantil no Colégio de Aplicação da Univali

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com