MEDIDAS IDEAIS NO BANHEIRO

06/12/2017 13:01

Na hora de projetar ou montar o banheiro surgem muitas dúvidas referentes a medidas e distâncias que garantam o conforto e a funcionalidade de cada peça. Sendo assim, seguem dicas do blog Dicas de Arquitetura e minhas, um mix de ideias para você seguir e não errar.

Altura da bancada ou do final da cuba

O que importa para o cálculo da altura até a borda da cuba, ou seja, a parte mais alta dela, pois é ela que deve ficar em uma posição de fácil acesso. Isso significa ficar a uma altura que permita seu uso para lavar as mãos sem se curvar para baixo e também sem ter que dobrar demais os braços. Para que isso aconteça, a altura recomendada é de 80 a 90cm, dependendo da altura das pessoas que irão usar o banheiro. No caso de cubas embutidas, essa deverá ser a medida de altura do topo da bancada, e se forem utilizadas cubas de apoio essa deverá ser a medida do topo da cuba até o chão.

 Profundidade da bancada

Existe uma medida de referência para a profundidade da bancada que é de no mí­nimo 50cm, mas essa medida se baseia no tamanho necessário para deixar o ralo da cuba na distância certa da parede para encaixar com um sifão rí­gido. Mas muitas vezes não é possí­vel fazer bancadas com essa profundidade, então basta utilizar um sifão flexível, que hoje encontramos em várias cores, podemos harmonizar com cor do revestimentos do banheiro ou móvel ou então deixar a bancada menor do que a cuba, que nesse caso pode ser de parede ou de semi-encaixe, com a ponta para fora do final da bancada, na parte da frente.

Largura da Área para o vaso

O ideal é que a área do vaso sanitário tenha pelo menos 60cm de largura, para poder encaixar nesse espaço não só o vaso em si, mas também a lixeira e a papeleira, além de permitir o movimento dos braços. Quanto maior, melhor.

 Distância entre a torneira e a cuba

A localização dos pontos de água na parede dependem do tipo torneira utilizada. Isso porque a medida que importa em termos de funcionalidade é a distância final entre a ponta da torneira, de onde sai a água, e cuba. Essa distância deve ser de aproximadamente 15cm, que é uma medida grande o suficiente para permitir o livre movimento das mãos em contato com a água e pequena o suficiente para não fazer espirrar muita água. De acordo com o modelo da torneira, o ponto de fixação pode ficar acima ou abaixo da ponta da peça, então deve ser feito um cálculo específico já com a torneira escolhida, ou então escolher uma peça que no final vai ficar com essa medida da ponta para a cuba, caso o ponto na parede já exista. E se a torneira for de bancada, vale a mesma regra dos 15cm para calcular.

 Largura mínima do box

Para ficar confortável, a largura do box deve ser de cerca de 80cm pelo menos, se ele for retangular, e um pouco maior, 90cm no mí­nimo,  se o box for quadrado, pois importa também a área total dentro do box, evitando que ele fique muito claustrofóbico ou que não exista espaço para se movimentar ou sair de baixo do chuveiro.

E os acessórios?  Claro que tudo devem ser analisados, considerando a altura dos moradores da casa, mas aqui, sugerimos algumas alturas padrão que podem ajudar.

Ducha higiênica: entre 0,70cm e 1,00m do piso

Saboneteira: 10 cm acima da cuba

Toalheiro barra: entre 1,50m e 1,80m do piso

Toalheiro anel: 30 cm acima da cuba

Papeleira: 0,50m a 0,60m do piso

FONTE: dicasdearquitetura.com.br

Autor: Karen Bianchin Goetze

Design de Interiores forma pelo Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI) e em Design Industrial pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Trabalha com um estilo contemporâneo bastante acentuado. Aprecia cores escuras e fortes e gosta de um mix de texturas. Fora do ambiente de trabalho, adora animais principalmente cachorros (ela tem 3) e ama praia e esportes.

Compartilhe: